Leia também:
X Trump: ‘Faça a América grande de novo’ apenas começou

Alemanha ‘fabricou’ estudo para defender lockdown, diz jornal

Ministério do Interior teria coordenado pesquisadores para obter resultado que justificasse restrições

Pleno.News - 14/02/2021 09h32 | atualizado em 14/02/2021 09h45

Alemanha teria encomendado estudo com o único objetivo de defender medidas restritivas Foto: Pexels

Uma reportagem publicada pelo jornal alemão Die Welt, com informações obtidas através de conversas de e-mail alvos de um processo judicial que durou meses, aponta que o Ministério do Interior da Alemanha encomendou um estudo de diversos pesquisadores com um único objetivo: justificar as medidas restritivas adotadas pelo país.

A denúncia, publicada no dia 7 de fevereiro, é embasada em uma troca de e-mails com mais de 200 páginas que mostra que, em março de 2020, o Ministério Federal do Interior recrutou cientistas de vários institutos de pesquisa e universidades para fins políticos a favor de medidas a serem adotadas contra a pandemia de Covid-19.

Nas conversas, o secretário de Estado do Ministério do Interior, Markus Kerber, encomendou aos pesquisadores do Instituto Robert Koch e de outras instituições a criação de um modelo computacional com base no qual poderiam ser planejadas medidas “preventivas e repressivas”.

Os documentos ainda indicam que os pesquisadores trabalharam com a coordenação direta do ministério na produção, em apenas quatro dias, de um conteúdo declarado como “secreto”, mas que foi distribuído em diversos meios de comunicação alemães nos dias posteriores.

O estudo em questão calculava o “pior cenário possível”, segundo o qual mais de um milhão de pessoas na Alemanha poderiam morrer de coronavírus se a vida social continuasse como antes da pandemia. Com base nas “terríveis projeções”, o governo alemão respondeu com mudanças legislativas abrangentes em leis para criar restrições.

Na prática, as autoridades alemãs pagaram ao Instituto Koch e outros para produzir modelos de uma pandemia terrível, que elas usaram para promulgar restrições que agora começam a ser desmontadas nos tribunais do país europeu.

Um dos exemplos foi Stuttgart, onde a Justiça alemã declarou que a cidade violou a lei ao dizer ao organizador de um protesto que ele não poderia processar solicitações para realizar reuniões em massa devido a restrições à pandemia. Um tribunal constitucional, por sua vez, considerou que foi a cidade quem violou a liberdade de reunião.

Em Weimar, um tribunal declarou a proibição do contato social ilegal e contrária à Lei Básica Alemã (Gründgesetz), declarando as leis de lockdown “inconstitucionais porque a Lei de Proteção contra Infecções não era uma base legal suficiente para uma regulamentação tão abrangente como uma proibição de contato”.

Leia também1 Médicos assinam manifesto em favor do tratamento precoce
2 Sérgio Camargo celebra ausência de desfiles de Carnaval
3 Policiais militares do Distrito Federal oram por Bolsonaro
4 Trump: 'Faça a América grande de novo' apenas começou
5 "Ele me agrediu", diz MC Maylon sobre vocalista do Molejo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.