Leia também:
X EUA atacam Estado Islâmico-k com drones no Afeganistão

Afeganistão: Pentágono diz que drone matou 2 integrantes do EI

Washington continuará conduzindo operações contra terroristas do EI "conforme necessário"

Pleno.News - 28/08/2021 15h09 | atualizado em 28/08/2021 15h30

Pentágono diz que drone americano executou 2 integrantes do EI no Afeganistão Foto: Reprodução/Facebook/ U.S. Department of Defense (DoD)

O Pentágono confirmou neste sábado (28) que o drone utilizado nas últimas horas no Afeganistão matou dois supostos integrantes do Estado Islâmico (EI) “de alta patente”. O ataque americano também deixou outro ferido, segundo o subdiretor de logística do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Hank Taylor.

Até o momento, o Pentágono havia confirmado apenas a morte de um suposto membro do EI no ataque realizado em represália ao atentado da quinta-feira (26), nos arredores do aeroporto de Cabul, cuja autoria foi reivindicada pelo grupo jihadista e que deixou dezenas de mortos, inclusive 13 militares americanos.

Taylor disse que não houve “nenhuma vítima civil” e que Washington continuará conduzindo operações contra os terroristas do EI “conforme necessário”.

Transmissão ao vivo do Pentágono, neste sábado Foto: Reprodução/Facebook

Segundo o general, os supostos terroristas executados desempenharam os papéis de “facilitadores” e “planejadores” do grupo jihadista, mas se recusado a especificar se estavam envolvidos de alguma forma na organização do ataque ao aeroporto de Cabul ou que papéis específicos desempenharam.

Na mesma entrevista coletiva, o porta-voz do Departamento de Defesa, John Kirby, se recusou a avaliar como as mortes desses dois indivíduos pode impactar a capacidade do EI de planejar ataques.

– O fato de esses dois indivíduos já não estarem caminhando na superfície da terra é uma coisa boa. É bom para o povo do Afeganistão, é bom para as nossas tropas e é bom para as nossas forças no aeroporto – opinou Kirby.

Questionado sobre o assunto, o porta-voz disse que Washington não compartilhou informações sobre o ataque com os talibãs.

De acordo com o Pentágono, na noite passada a operação ocorreu na província de Nangarhar, um terreno montanhoso no leste do Afeganistão que é muito difícil de controlar e tem servido de refúgio para o grupo jihadista desde o seu surgimento no Afeganistão, em 2015.

A retaliação dos EUA veio 24 horas depois de o presidente Joe Biden ter prometido vingança contra o EI e revelado que tinha ordenado aos seus comandantes a elaboração de planos para atacar alvos do grupo terrorista no Afeganistão.

Ao menos 170 pessoas morreram e 150 ficaram feridas no atentado em Cabul na quinta-feira, segundo fontes próximas aos talibãs. O Pentágono confirmou a morte de 13 militares americanos e que 18 ficaram feridos.

O braço do EI que assumiu a autoria do ataque é conhecido como Estado Islâmico Khorasan (como os jihadistas se referem ao Afeganistão), foi criado em 2015 e é inimigo tanto dos EUA como dos talibãs.

*EFE

Leia também1 EUA atacam Estado Islâmico-k com drones no Afeganistão
2 EUA não têm relatos de civis americanos mortos em ataques
3 Governo resgata brasileiro e sua família no Afeganistão
4 Próximos dias no Afeganistão podem ser os mais perigosos
5 Itamaraty condena ataque em Cabul e se solidariza com vítimas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.