Advogado afirma que denúncia contra presidente do Chile é falsa
Gabriel Boric é acusado de assédio sexual
Pleno.News - 26/11/2024 12h17 | atualizado em 26/11/2024 13h20
Jonatan Valenzuela Saldías, advogado do presidente do Chile, Gabriel Boric, afirmou nesta terça-feira (26) que a denúncia de assédio sexual apresentada contra o mandatário é falsa e as provas já estão nas mãos do Ministério Público.
Em reunião com a imprensa, Valenzuela, que havia relatado a denúncia em comunicado nesta segunda (25), disse que Boric foi submetido, entre junho de 2013 e julho de 2014, a assédio por parte de uma pessoa que lhe enviou 25 emails, alguns com imagens explícitas. Essa mesma pessoa apresentou a denúncia de assédio sexual contra o político em setembro deste ano.
Segundo a emissora de TV CNN, que teve acesso aos emails, a remetente – e agora denunciante – enviou ao presidente, quando ambos eram estudantes, fotos de conteúdo sexual e emails nos quais ela lhe garantia que estava apaixonada por ele e que ela queria ter um relacionamento.
A este respeito, o advogado garantiu que embora Boric tenha respondido em princípio a alguns desses emails com estranheza e surpresa, em nenhum caso solicitou, consentiu ou divulgou as referidas imagens.
– De junho de 2013 a 2014, meu cliente foi vítima de envio de emails que constituem assédio sistemático contra ele. Isso teve agora como novo episódio a apresentação de denúncia ao Ministério Público de Magallanes do dia 6 de setembro do ano de 2024 – disse o advogado.
Valenzuela destacou ainda que, “desde o primeiro momento, o presidente, Gabriel Boric, esteve à inteira disposição para o mais absoluto esclarecimento desses fatos” e que o entregou ao MP de Magallanes no dia 22 de outubro uma “cópia de todos os emails existentes, que são claramente esclarecedores”.
– O presidente rejeita e nega categoricamente o conteúdo desta denúncia e quero ser muito enfático e claro que este é um caso que deve ser focado globalmente. O presidente é vítima de uma situação de assédio sistemático através do envio de emails que tem como fato este ano a apresentação desta denúncia – frisou.
A polêmica em torno do caso ocorre em meio a um clima político agitado no Chile devido a uma denúncia de estupro e abuso sexual apresentada em outubro contra o ex-subsecretário do Interior Manuel Monsalve, que está em prisão preventiva por supostamente agredir uma funcionária.
A oposição criticou que o mandatário não agiu no mesmo dia em que a denúncia foi conhecida, que Monsalve só foi forçado a renunciar 48 horas depois e que o próprio presidente afirmou que tudo deveria ser investigado minuciosamente para evitar denúncias falsas.
*EFE
Leia também1 Com baixa audiência, Fantástico tem pior desempenho de 2024
2 Luana Piovani: "Maior dor foi o que a sociedade fez comigo"
3 Carrefour diz que Atacadão tem desabastecimento de carne
4 "Só a Santíssima Trindade", diz Alok após acusações de ocultismo
5 Maria Pita lança Sou Teu Pai em collab com Samuel Messias