Leia também:
X Rússia pode atacar Ucrânia a qualquer momento, dizem EUA

Aborto: Macron pede à UE que reconheça “direito fundamental”

Presidente francês falou sobre "uma Europa de valores fortes"

Pierre Borges - 19/01/2022 12h00 | atualizado em 19/01/2022 12h23

Presidente da França, Emmanuel Macron Foto: EFE/EPA/LUDOVIC MARIN

O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu nesta quarta-feira (19) que a União Europeia (UE) inclua o “reconhecimento do direito ao aborto” de forma explícita na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

Em discurso no Parlamento Europeu, Macron defendeu a alteração do documento, proclamado em dezembro de 2000 e que foi responsável por abolir a pena de morte em todos os países-membros.

– Queremos consolidar os nossos valores, como europeus, que fazem a nossa unidade, o nosso orgulho e a nossa força. Vinte anos após a proclamação da nossa Carta dos Direitos Fundamentais, que consagrou em particular a abolição da pena de morte em toda a União, gostaria que pudéssemos atualizar esta Carta, em particular para ser mais explícita sobre a proteção do ambiente ou o reconhecimento do direito ao aborto – apelou.

O discurso ocorreu no dia seguinte à eleição de Roberta Metsola para a presidência do Parlamento. Nascida em Malta, a advogada é declaradamente pró-vida e votou contra todas as propostas legislativas da UE que favorecessem o aborto de alguma forma.

Macron não criticou abertamente Metsola. Ele a parabenizou pela presidência do Parlamento. Mas fez um apelo para que o debate sobre o aborto seja feito “livremente” junto aos concidadãos, a fim de dar “nova vida ao pilar da lei que forja esta Europa de valores fortes”.

Leia também1 "Ciro, a rebeldia da esperança" é o novo slogan do pedetista
2 Cristina Graeml sobre embate com Amanda Klein: 'Tá difícil'
3 Advogados repudiam apoio de criminalistas a Lula em jantar
4 Lima Duarte se manifesta contra Regina por post sobre Bolsonaro
5 "Falo com Doria mais do que com a minha esposa", revela Frota

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.