72% dos argentinos desaprovam gestão de Alberto Fernández
É o pior índice desde que o presidente assumiu o posto
Pierre Borges - 31/05/2021 12h58 | atualizado em 31/05/2021 13h42

A popularidade do presidente argentino Alberto Fernández sofreu uma grave queda durante a crise econômica e sanitária enfrentada pelo país latino.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de San Andrés, a aprovação do governo Fernández nunca esteve tão baixa.
A pesquisa, divulgada na última quarta-feira (26), indicou que, desde abril de 2020, a popularidade de Fernández vem diminuindo e que atualmente apenas 26% da população argentina aprova sua gestão, contra 72% que desaprova. A maioria dos argentinos (60%) também discorda das medidas de combate à pandemia adotadas pelo governo, enquanto 35% da população concorda com elas.
Os moradores de Buenos Aires e das regiões Centro e Noroeste do país são os que menos desaprovam a gestão do presidente. Também se encaixam no perfil pessoas de 23 a 38 anos e a população mais pobre. Já as classes mais ricas e jovens de 16 a 22 anos se destacam no índice de desaprovação do governo.
O estudo ainda demonstrou que a satisfação geral com o país caiu de 57%, em abril de 2020, para 11%, em maio de 2021, sendo a inflação considerada o principal problema, seguido pela corrupção. O número de pessoas que demonstrou que sua preocupação principal é a pandemia aumentou em 9 pontos percentuais, chegando a 17%.
CRISE ECONÔMICA
Entre março e abril, os preços dos produtos no país subiram 4,1%. Mas, se comparados ao mesmo período do ano anterior, os preços aumentaram em 46,3% (dados do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina).
Leia também1 Queiroga diz que até fim do ano, toda a população será vacinada
2 Famosos lamentam morte do bebê de Whindersson e Maria
3 Após desistência da Argentina, Copa América será no Brasil
4 Fernández critica exigências da Pfizer para vender vacinas
5 Assaltante é espancado no AM após atirar em dono de mercado