“Podia ser eu”, diz youtuber que teve viagem no Titan cancelada
Jake Koehler deixou de viajar no submarino dias antes devido ao mau tempo e falhas no motor
Thamirys Andrade - 26/06/2023 10h41 | atualizado em 26/06/2023 13h22

Um youtuber estadunidense relatou ter se livrado da morte após sua expedição no submarino Titan ser cancelada dias antes de o veículo implodir no Oceano Atlântico. Jake Koehler também viajaria rumo aos destroços do Titanic, a 3.800 metros de profundidade, mas o passeio foi frustrado pelas más condições do tempo e falhas na embarcação.
Jake chegou a se preparar para o mergulho da Missão III junto do CEO da OceanGate, Stockton Rush, e do especialista no naufrágio do Titanic, Paul-Henry Nargeolet. Os dois morreram na Missão V, após a trágica implosão do submersível.
Nas redes sociais, Jake compartilhou cenas da preparação e explicou o motivo do cancelamento da excursão.
Ver essa foto no Instagram
– Os controladores do motor do Titan não estavam se comunicando de forma consistente. Achamos que era um problema de fiação. (…) Não sei se isso foi o que causou o trágico acidente. Pode ter sido qualquer outra coisa – ponderou.
De acordo com ele, era comum que o submersível apresentasse falhas.
– Todos os dias eles tinham algum problema. Tentamos consertar tudo para garantir que o submersível estivesse em perfeito estado para chegar ao Titanic. Não deu certo. É estranho agora, mas no momento parecia algo normal para a equipe – assinalou.
Jake refletiu que ele poderia ser uma das vítimas se o mergulho de fato tivesse acontecido na data marcada.
– Podia ser eu. Nós nunca saímos da plataforma. Mas, se o mau tempo não tivesse ocorrido e cancelado a expedição, poderíamos ter mergulhado e teríamos implodido – acrescentou.
O Titan perdeu a comunicação com a base no último dia 18, causando comoção mundial e levando a buscas contra o tempo, devido à previsão de que a reserva de oxigênio terminaria por volta das 7h da manhã da última quinta (22). A operação envolveu até dez navios e aeronaves, em buscas que ocorreram na superfície e também nas profundezas, em uma área de quase 1.450 quilômetros de extensão.
Na última quinta-feira, foram encontrados os detritos da parte externa do submersível a cerca de 500 metros da proa do Titanic. Os cinco ocupantes do veículo morreram no acidente.
Leia também1 Especialistas: Corpos no Titan se desintegraram em micropedaços
2 Nomes das vítimas do Titan são expostos no Museu Titanic
3 Bolsonaro diz ser "subliminarmente acusado" por tragédia com submarino
4 Brasileiro tatua o submarino Titan, que implodiu no Atlântico
5 Ex-tripulante diz que submarino perdeu contato em 4 viagens