Petição quer que OEA censure reunião do Foro de São Paulo
Representantes de partidos de esquerda e extrema esquerda estarão reunidos em Brasília
Leiliane Lopes - 28/06/2023 21h49 | atualizado em 29/06/2023 18h30
Uma petição online junta assinaturas para enviar ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) um pedido para que ele impeça a realização do evento do Foro de São Paulo no Brasil.
O 26º encontro da entidade acontecerá em Brasília entre os dias 29 de junho e 2 de julho, atraindo representantes de partidos de esquerda e extrema-esquerda de diversos países, não apenas da América Latina, mas também do Irã e da Arábia Saudita.
O documento, já assinado por mais de 9 mil brasileiros, mostra preocupação com o teor do evento e diz que eles “continuam com sua retórica de unidade contra o imperialismo neoliberal”.
– A cúpula aspira a se tornar um espaço geopolítico de confronto aos Estados Unidos e de espaço para a Rússia e China – diz parte da petição.
Sobre as questões regionais, o abaixo-assinado mostra preocupação com o pedido de suspensão imediata do bloqueio comercial e financeiro a Cuba; a denúncia de que El Salvador, que luta contra o crime organizado, estaria violando direitos humanos; interferência nas eleições da Guatemala; entre outros.
– Estamos escrevendo ao secretário-geral da OEA, Luis Almagro, para que ele use sua capacidade diplomática e censure uma cúpula que pretende ser uma involução democrática em toda a região (…). O Foro de SP é apoiador desses regimes e é um verdadeiro encontro de “alastramento” de Estados autoritários e precisamos agir urgentemente – completa o texto.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Segurança da Presidência será do GSI com participação da PF
2 Evangélico vai dublar nova série da Netflix: "One Piece"
3 Marinho condena evento do Foro de São Paulo em Brasília
4 Exército afirma que GSI não convocou tropas para evitar 8/1
5 Jovem Pan emite editorial sobre pedido do MPF de cancelar concessões