Leia também:
X Fundador da Playboy, Hugh Hefner, morre aos 91 anos

Pessoas abandonam ilhas do Caribe que podem desaparecer

Tribo indígena criou plano de fuga para abandonar arquipélago no Panamá

Camille Dornelles - 29/09/2017 12h34 | atualizado em 29/09/2017 14h37

Praia de Guna Yala é um dos pontos turísticos da região e pode sumir Foto: Wikimedia

O aumento gradativo do nível do mar ameaça encobrir ilhas inteiras no Panamá, no mar do Caribe. O arquipélago de Kuna Yala, residência da tribo indígena Guna, é formado por 360 pequenas ilhas e é uma das regiões mais ameaçadas.

Com isso, os gunas criaram um plano de fuga para a cidade de San Blas, continental, que já é de domínio da tribo, para a migração da população insular. Próximo ao porto da cidade, foram reservados 17 hectares para a construção de uma nova cidade para os gunas.

A iniciativa não veio do governo panamenho, já que os indígenas lideram uma comunidade independente, mas dos próprios moradores da região em risco. Mesmo assim, o governo prometeu, em 2015, construir casas na região.

A parte da obra que cabia aos moradores começou em 2010 e foi finalizada. As casas do governo, no entanto, ainda não ficaram prontas. Com pressa para se mudarem, algumas famílias já deixaram suas casas nas ilhas.

Há dez anos, em 2007, um relatório publicado pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) apontou que o nível do mar subirá entre 19 e 59 centímetros em 80 anos devido ao derretimento das calotas polares.

LEIA TAMBÉM
+ Desastres naturais estão mais frequentes em 2017? Entenda
+ Furacão Maria provoca destruição em Porto Rico
+ USP registra tremores de 4,5 e 5,1 de magnitude no Paraná

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.