Leia também:
X Quarentena: Reino Unido estuda isentar viajantes vacinados

Pesquisa: Maioria dos peruanos vê “indícios” de fraude eleitoral

Estudo consultou 1.200 pessoas e foi feito enquanto o Júri Nacional de Eleições (JNE) não proclama o vencedor

Pleno.News - 21/06/2021 16h48 | atualizado em 21/06/2021 18h18

keiko e castillo eleições peru
Candidatos Keiko Fujimori e Pedro Castillo Foto: Colagem Pleno News

Uma pesquisa realizada pela empresa Datum indicou que 65% dos peruanos acreditam em “indícios” de fraude nas eleições de 6 de junho, enquanto 47% afirmam que o vencedor deveria ser anunciado e que isto sirva como aprendizado para os próximos pleitos.

O estudo, que consultou 1.200 pessoas, foi feito enquanto o Júri Nacional de Eleições (JNE) não proclama o vencedor, pois ainda analisa os pedidos de anulação do resultado apresentados principalmente pelo partido da candidata da direita, Keiko Fujimori, que perdeu na apuração oficial.

De acordo com o levantamento, 29% dos entrevistados acreditam que não há indícios de fraude na apuração e 6% deles disseram não saber.

Com 100% da apuração concluída, o candidato da esquerda, Pedro Castillo, ganhou com 50,12% dos votos, enquanto Keiko recebeu 49,87%. Mas a filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000) denunciou que o partido do rival se envolveu em “fraude sistemática” e pediu a anulação de milhares de votos.

Não há provas da existência desta fraude. Observadores internacionais, órgãos eleitorais e analistas de dados concordam que não houve irregularidades relevantes; nada além do que é habitual em qualquer outro processo eleitoral.

Segundo a pesquisa, esta percepção de indícios de fraude sobe para 85% entre os eleitores de Keiko e representa 50% entre os eleitores de Castillo. Entre os que votaram em branco, a proporção é de 56%.

Quando questionados sobre o que deveria ser feito na atual situação eleitoral, 47% dos entrevistados responderam que deveria ser anunciado um vencedor e que o aprendizado serviria para as próximas eleições.

Esta porcentagem é maior entre os eleitores de Castillo (75%) e entre os residentes do centro e do sul do país (63% em ambas as regiões), as áreas de maior apoio ao candidato do partido Peru Livre.

Outros 19% dos entrevistados pensam que o JNE deve rever todos os votos contestados e que deve ser tomada uma decisão com base nisso; e 16% deles cobram uma revisão e recontagem de todos os votos, o que é impossível, uma vez que os votos são fisicamente destruídos após a votação, de acordo com a lei peruana. Outros 16% propõem a realização de novas eleições, algo que a atual Constituição peruana não contempla.

Sobre a imparcialidade dos órgãos eleitorais, questionada por Keiko e por seus apoiadores, a pesquisa indicou que 51% dos entrevistados acreditam que o JNE não está agindo de forma imparcial; e, de forma semelhante, 49% acreditam que o Gabinete Nacional de Processos Eleitorais (ONPE) também não está sendo imparcial.

Esta impressão é maioria entre os eleitores Keiko Fujimori (56% em ambos os casos), enquanto os apoiadores de Pedro Castillo acreditam que o JNE está agindo de forma imparcial (47%) e o ONPE também (50%).

A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de junho com 1.200 pessoas por todo o país, com nível de 95% e margem de erro de 2,8%.

*EFE

Leia também1 Marcos Pontes pede integração do continente para vencer Covid
2 Quarentena: Reino Unido estuda isentar viajantes vacinados
3 Covid: EUA doarão 14 milhões de vacinas para América Latina
4 Joe Biden suspende restrições contra TikTok e WeChat
5 Papa Francisco recebe detentos em sua residência no Vaticano

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.