Leia também:
X Oposição pede rejeição a Maduro na Cúpula Ibero-americana

Perseverance registra fenômeno “demônio de poeira” em Marte

Câmeras do robô da Nasa gravaram a tempestade de poeira por acidente

Thamirys Andrade - 18/03/2021 16h25 | atualizado em 18/03/2021 16h42

perseverance sonda da nasa pousará em marte
Sonda buscará sinais de vida antiga no planeta vermelho Foto: Reprodução

Ainda antes de iniciar sua missão em Marte, o robô Perseverance registrou a passagem de um “demônio de poeira”, conhecido nos Estados Unidos como “dust devil”. O fenômeno se caracteriza por uma tempestade de poeira violenta em forma de redemoinho e foi gravado por acaso pelo rover da Nasa, que estava no lugar certo, na hora certa.

Demônios de poeira costumam ocorrer durante o verão e a primavera marcianos, formando-se pela manhã, quando o solo começa a ser aquecido pelo Sol. Breve, o evento costuma durar apenas alguns minutos.

Embora não possua oxigênio, Marte apresenta ventos (assim como o seu vizinho, o planeta Terra) feitos de dióxido de carbono. No caso do fenômeno registrado pelo rover, o ar aquecido inicia um movimento de rotação e ergue-se por segmentos de ar frio, levantando poeira de modo que essas ficam visíveis.

A Nasa compôs uma animação com as imagens de Perseverance e publicou no perfil oficial do robô no Twitter. É possível ver a tempestade de poeira passar distante do rover, à direita de seu braço robótico.

Os cientistas buscam aperfeiçoar seus conhecimentos e previsões acerca das tempestades de poeira em Marte, a fim de evitar riscos para missões e astronautas no futuro.

PERSEVERANCE
O rover da Nasa pousou em solo marciano há exatamente um mês atrás, no dia 18 de fevereiro. Seu objetivo é buscar sinais de vida antiga em um local do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. Perseverance, contudo, ainda não deu início à sua missão, pois segue na fase de verificações de seus sistemas antes de começar sua busca.

Leia também1 Robô da Nasa pousa com sucesso na superfície de Marte
2 Confira as primeiras imagens de Marte feitas por sonda da Nasa
3 Cratera em Marte tem sinais de semelhança com lago na Turquia
4 Furacão espacial é detectado por cientistas pela primeira vez
5 Israel cria córnea sintética que faz cegos recuperarem a visão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.