Leia também:
X Inundações no Paraguai já afetam mais de 7 mil famílias

Pelo menos 14 palestinos são feridos em protestos em Gaza

Confronto aconteceu nesta sexta-feira

Ana Luiza Menezes - 23/11/2018 20h13

Faixa de Gaza é marcada por conflitos entre palestinos e israelenses Foto: EFE/Mohammed Saber

Pelo menos 14 palestinos ficaram feridos (um deles em estado crítico) nesta sexta-feira (23) após serem atingidos por disparos de soldados israelenses. Esta foi a 35ª sexta-feira de protestos perto da cerca de separação entre a Faixa de Gaza e Israel, segundo informações de fontes do Ministério da Saúde da Palestina.

Cerca de 6 mil pessoas, segundo veículos de imprensa locais, participaram da manifestação. Muitas delas tiveram que ser atendidas por inalação de gás lacrimogêneo após confrontos com tropas israelenses. Alguns manifestantes lançaram pedras e explosivos caseiros contra as forças israelenses.

O movimento islamita Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, disse em comunicado apoiar os protestos de hoje. Para eles, a opção da resistência pode unir todos os palestinos na luta pela liberdade para retornar às suas terras de origem.

– O povo palestino sempre mostra que pode desafiar a ocupação israelense até obter a liberdade absoluta e desfrutar dos direitos – acrescentou a nota.

As mobilizações fazem parte da campanha da Grande Marcha do Retorno, iniciada em março para protestar contra o bloqueio imposto pelo governo israelense após o Hamas tomar o controle de Gaza em 2007. O protesto também visa reivindicar o direito de palestinos voltarem aos lugares onde viviam, que ficam em Israel.

Desde que começaram os protestos, mais de 200 pessoas morreram em confrontos ou outros episódios de violência na fronteira.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Inundações no Paraguai já afetam mais de 7 mil famílias
2 Torre Eiffel fechará no sábado por causa de protesto
3 Povoado do Alasca vai ficar dois meses sem a luz do sol

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.