Leia também:
X Papa aparece em público pela primeira vez desde a cirurgia

Pela primeira vez, bilionário viaja ao espaço na própria nave

Richard Branson é dono da Virgin Galactic, empresa de turismo espacial

Gabriela Doria - 11/07/2021 13h41 | atualizado em 11/07/2021 15h45

Richard Branson inaugurou o setor de “turismo espacial” com a primeira viagem para fora da Terra Foto: Reprodução

O primeiro terráqueo a deixar o nosso planeta apenas por ter uma conta bancária recheada é Richard Branson, bilionário fundador da Virgin Galactic. A empresa de turismo espacial realizou com sucesso na manhã deste domingo (11) o voo ao espaço que levava a bordo o seu fundador.

O feito altera a lógica de quem podia visitar o espaço sideral: até aqui, este era um ambiente exclusivo de pesquisadores e pilotos de avião, quase sempre financiados por dinheiro público. Com o voo, a Virgin abre as portas para o turismo espacial privado, no qual qualquer pessoa precisa apenas desembolsar (muito) dinheiro para uma empresa para visitar por alguns minutos os limites da Terra.

A nave Unity tocou a Terra por volta das 12h40 com segurança – cerca de uma hora após a decolagem. O avião chamado White Knight Two, carregando a nave Unity, partiu com 1h40 de atraso da previsão inicial. Inicialmente, o voo tripulado da Virgin Galactic estava marcado para as 10h (horário de Brasília), mas foi empurrado para às 11h30 – posteriormente, a decolagem sofreu mais dez minutos de atraso. O primeiro atraso aconteceu por condições climáticas durante a madrugada.

Por volta do meio dia, o White Knight Two já havia atingido 40 mil pés de altitude (12 km). Às 12h26, a Unity se desprendeu do White Knight Two e em 60 segundos quebrou a barreira da velocidade do som. Por volta das 12h30, a viagem atingiu altitude máxima e iniciou o processo de retorno – a Unity funciona como um planador neste retorno. Às 12h40, todos retornaram com segurança.

O foguete foi levado sob o avião a uma altitude de 15 mil metros, antes de se desprender – esta parte do voo durou cerca de 40 minutos. Então, o motor do Unity foi acionado, levando a espaçonave para uma subida em velocidade supersônica a altitudes superiores a 80,5 mil metros. No topo do arco da trajetória, os passageiros flutuaram por cerca de 4 minutos, antes de o avião espacial reentrar na atmosfera. Na transmissão oficial, foi possível observar Branson experimentando a microgravidade.

A SpaceShipTwo pode levar dois pilotos e até seis passageiros. A cabine possui 12 grandes janelas e nada menos que 16 câmeras. No voo deste domingo, dois pilotos e outros três passageiros, além de Branson, todos funcionários da Virgin, estavam à bordo.

Antes do voo deste domingo, a VSS Unity tinha ido três vezes para o espaço em 2018 e 2019 saindo da Califórnia e do Novo México. Em 2019, levou como passageiro um empregado da empresa. O último teste da Virgin Galactic aconteceu em maio deste ano. O resultado animou a empresa, que optou por fazer um voo tripulado com seu fundador.

– Quem seria melhor do que Richard Branson para testar a experiência completa na cabine? – questionou ao jornal The New York Times Aleanna Crane, vice-presidente de comunicações da Virgin Galactic.

Já Branson brincou.

– O mínimo que o fundador da empresa pode fazer é voar com seus funcionários – disse ao canal CNN.

Leia também1 Jeff Bezos deixa comando da Amazon após 27 anos
2 Bezos irá ao espaço com irmão em foguete da sua empresa
3 Cofundador do Facebook é o brasileiro mais rico do mundo
4 Gates acreditava que diversidade iria destruir Microsoft, diz site
5 Após 30 anos, Nasa anuncia duas novas missões em Vênus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.