Leia também:
X Categoria 4, furacão Michael é classificado de “perigo mortal”

Pedra de 2 mil anos com inscrição Jerusalém é achada

Descoberta rara é importante por ser a escrita mais antiga da palavra em hebraico

Camille Dornelles - 10/10/2018 08h15 | atualizado em 10/10/2018 09h22

Nesta terça-feira (9) foi apresentada uma nova descoberta dos tempos de Cristo. Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel encontraram uma pedra com uma inscrição de 2 mil anos de idade na qual se lê “Jerusalém” em hebraico. A descoberta é valiosa por se tratar da inscrição mais antiga da forma como o nome da cidade é escrito atualmente.

Ela foi encontrada em uma escavação embaixo do Centro de Convenções de Jerusalém (Binyanei Ha’Uma) durante a reforma de uma estrada. A pedra será exibida ao público no Museu de Israel, em Jerusalém.

A pedra estava em uma coluna de um edifício romano, onde aparece a inscrição aramaica, escrita em letras hebraicas caraterísticas da época do Segundo Templo (século I d.C.) e os especialistas afirmam que data da época do reinado de Herodes, o Grande.

– Como morador de Jerusalém, me sinto emocionado por poder ler esta inscrição, feita há dois mil anos, especialmente quando penso que será acessível a todas as crianças que conseguem ler e que usa o mesmo alfabeto usado há dois milênios – afirmou o professor Ido Bruno, diretor do Museu de Israel.

O grupo foi liderado pelo arqueólogo Yuval Baruch e pelo professor da Universidade de Haifa, Ronny Reich. Os responsáveis pelo grupo que descobriu a pedra explicaram o quanto ela é rara.

– As inscrições da época do Primeiro e Segundo Templo mencionando Jerusalém são escassas. E mais raro ainda é que esteja escrita completamente da forma como fazemos hoje, já que, normalmente, o nome da cidade aparece abreviado. Só foi encontrada (a palavra completa) em outro lugar, em uma moeda da Grande Revolta contra os romanos (66-77 d.C.) – afirmou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 "Reconhecer Jerusalém como capital não prejudica a paz"
2 Justiça de Israel multa rádio religiosa por excluir mulheres
3 Na Guatemala, ruas terão nomes de lugares israelitas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.