Leia também:
X Porta-voz diz que EUA querem fortalecer relação com Brasil

Fundação Gates tem pautas de aborto e igualdade de gênero

Fundação do bilionário com sua esposa possui pautas progressistas

Monique Mello - 08/02/2021 18h43 | atualizado em 13/10/2021 18h20

Bill Gates Foto: Fórum Econômico Mundial / Manuel Lopez

Desde 2000, Bill Gates abriu mão da presidência da Microsoft para se dedicar integralmente, junto com sua esposa, à sua fundação filantrópica: Bill & Melinda Gates Foundation (Fundação Bill e Melinda Gates).

O casal já desembolsou milhares de dólares em campanhas de educação e saúde. De acordo com o site da instituição, durante a pandemia do novo coronavírus a fundação esteve envolvida no apoio ao desenvolvimento de tratamentos e de vacinas de baixo custo para países subdesenvolvidos.

ABORTO

No entanto, uma das pautas mais expressivas da fundação é o que eles chamam de “planejamento familiar”. Melinda defende, veementemente, que as mulheres devem ter acesso a contraceptivos e ao aborto. A filantropa já havia criticado a decisão do ex-presidente Donald Trump de cortar o financiamento da Planned Parenthood – organização criada para oferecer serviços de aborto nos Estados Unidos.

Desde 2019, 14% do orçamento voltado para o desenvolvimento global (cerca de 239 milhões de dólares), é destinado a instituições que promovem desde a distribuição de contraceptivos até o aborto. Somente a Planned Parenthood (Paternidade Planejada) foram destinados mais de três milhões de dólares.

IGUALDADE DE GÊNERO

No final do ano passado, a luta pela igualdade de gênero e o combate ao aquecimento global foram inseridos entre as prioridades da fundação, sobretudo de Melinda.

– Quero ver mais mulheres em posição de tomar decisões, controlar recursos e moldar políticas e perspectivas. Acredito que vale a pena investir no potencial das mulheres – e nas pessoas e organizações que trabalham para melhorar a vida das mulheres também […] Estamos cercados por representações tendenciosas e estereotipadas que perpetuam normas de gênero prejudiciais – escreveu Melinda à revista Time, quando anunciou a doação de um bilhão de dólares para a causa.

Melinda Gates é entusiasta das causas de igualdade de gênero
Melinda Gates é entusiasta das causas de igualdade de gênero Foto: Reprodução

A fortuna do casal Gates alcançou os 110 bilhões de dólares (cerca de R$ 591 bilhões), dos quais 600 milhões (aproximadamente R$ 3,3 bilhões) foram destinados à filantropia.

 

Leia também1 Bill Gates financia estudo que pretende "escurecer o sol"
2 Movimento Black Lives Matter é indicado ao Prêmio Nobel da Paz
3 Bill Gates prevê mudanças drásticas no mundo pós-Covid
4 Fundador da Tesla se torna o homem mais rico do mundo
5 Saiu caro! Dez divórcios que custaram verdadeiras fortunas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.