Leia também:
X Biden pede à Rússia que liberte jornalista americano detido

Parlamento português aprova eutanásia pela quarta vez

Decisão ocorreu nesta sexta-feira

Pleno.News - 31/03/2023 19h06 | atualizado em 03/04/2023 14h11

Parlamento português aprova pela quarta vez a legalização da eutanásia (Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

Nesta sexta-feira (31), o Parlamento de Portugal, liderado pela maioria absoluta do Partido Socialista (PS), aprovou, pela quarta vez, a legalização da eutanásia e da morte medicamente assistida, uma atualização da versão que foi rejeitada há dois meses pelo Tribunal Constitucional.

A norma teve o apoio da maioria dos socialistas, do Bloco de Esquerda, da Iniciativa Liberal, do Livre (também de esquerda) e do animalista PAN.

Por outro lado, a maioria dos deputados do Partido Social Democrata (PSD, centro-direita), do ultradireitista Chega e do Partido Comunista Português (PCP) votaram contra em bloco.

Esse novo projeto deve regressar às mãos do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que mais uma vez terá de decidir se o aprova, veta ou remete para o Tribunal Constitucional.

O QUE DIZ A LEI
A lei define morte medicamente assistida como aquela que “ocorre por opção” de uma pessoa “no exercício do seu direito fundamental à autodeterminação” e quando é “praticada ou assistida por um profissional de saúde”.

Esta seria aplicada exclusivamente em casos de maiores de idade, com “sofrimento de grande intensidade”, por “lesão definitiva gravíssima” ou “doença grave e incurável”.

Além disso, determina um período mínimo de dois meses entre o início do processo e a morte medicamente assistida e estabelece a obrigatoriedade do acompanhamento psicológico do paciente.

A principal novidade em relação às versões anteriores é que a eutanásia só pode ser praticada quando “o suicídio medicamente assistido é impossível devido à incapacidade física do paciente”.

Nesse caso, estabelece que “o médico orientador” deve “informar e esclarecer” o paciente “sobre os métodos disponíveis para praticar a morte medicamente assistida”, bem como a eutanásia.

No debate parlamentar, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que existem “condições de conforto” para o presidente português aprovar a nova norma.

DIREITA QUER REFERENDO
Por outro lado, o PSD e o Chega insistiram na necessidade da realização de um referendo e criticaram que esse novo texto inclua novas modificações “substanciais” que não foram suficientemente debatidas.

A deputada do PSD, Paula Cardoso, criticou terem recebido essa proposta “tardiamente”, sem lhes dar tempo “nem espaço para a analisarem com profundidade e com o cuidado que merecia”.

O texto será agora remetido à Comissão de Assuntos Constitucionais para redação final e depois enviado ao presidente da República.

QUARTA APROVAÇÃO
O debate sobre a eutanásia está instalado nas instituições de Portugal desde 2018 e o Parlamento já havia aprovado sua descriminalização em outras três ocasiões, mas nunca conseguiu avançar.

Rebelo de Sousa, católico praticante, por duas vezes remeteu a lei ao Tribunal Constitucional para revisão e na outra vez vetou-a diretamente, por entender que não especificava claramente as razões pelas quais se podia solicitar a morte medicamente assistida.

A última vez que o projeto foi rechaçado data de 30 de janeiro, quando o Tribunal Constitucional português considerou que alguns pontos da norma conflitavam com a lei fundamental do país.

*EFE

Leia também1 Biden pede à Rússia que liberte jornalista americano detido
2 China autoriza e vai receber Lula entre os dias 11 e 14 de abril
3 Trump pode ser preso? Entenda os próximos passos da denúncia
4 Papa Francisco melhora, come pizza e deve ter alta neste sábado
5 Trump é indiciado nos EUA em caso de suborno de atriz pornô

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.