Parlamentar transexual recebe prêmio de mulher do ano
Leigh Finke é a segunda pessoa trans a receber a honraria
Monique Mello - 23/03/2023 14h14 | atualizado em 23/03/2023 15h56
Leigh Finke, parlamentar trans de Minnesota, nos Estados Unidos, recebeu o prêmio USA Today’s Women of the Year, dado a mulheres que se destacaram na sociedade civil norte-americana. Finke nasceu biologicamente homem, mas se identifica como mulher e realizou a transição em 2017.
A ex-primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, a atriz Goldie Hawn e a astronauta Nicole Mann também receberam a honraria.
– Essas homenageadas são mulheres que elevam as pessoas em suas comunidades e em todo o país, fazendo a diferença na vida de muitos. Elas aparecem e falam por aqueles que podem não ter voz, defendendo questões de saúde à igualdade e justiça ao meio ambiente e muito mais – argumentam os organizadores.
Finke foi eleita com 81% dos votos em seu distrito e uma de suas bandeiras é a transição de gênero de crianças.
A eleição de Finke, no entanto, ocorreu em novembro. Internautas se queixaram de ser pouco tempo para ser notados feitos da parlamentar. Outra questão levantada pelos críticos é a possibilidade de as mulheres perderem cada vez mais espaço para homens biológicos.
Leigh é a segunda pessoa trans a receber a honraria, sendo a primeira a assistente trans do governo Joe Biden, Rachel Levine.
– Estamos criando um novo caminho para todos, e todos vão se beneficiar do trabalho que estamos fazendo para os jovens – disse Leigh, ao receber o prêmio.
Leia também1 Atleta transexual bate recorde pela 8ª vez e é contestada
2 Incentivar mudança de sexo em menores pode virar crime
3 Sonho realizado: Mulher ganha festa de debutante aos 69 anos
4 Bruce Willis esquece bodas de casamento, e esposa comove web
5 Michelle assume comando do PL Mulher em grande cerimônia