Leia também:
X Reeleição de Nicolás Maduro é contestada na Venezuela

Paraguai inaugura embaixada em Jerusalém

País é o primeiro da América do Sul a fazer a transição

Jade Nunes - 21/05/2018 08h29 | atualizado em 21/05/2018 12h02

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, inaugurou nesta segunda-feira (21) a embaixada do seu país em Jerusalém, seguindo os passos dos Estados Unidos e Guatemala.

– A decisão concretiza outro acontecimento histórico em nossos vigorosos laços de amizade, que coincide com a comemoração da criação do Estado de Israel, que meu país acompanhou nas Nações Unidas, decidida e decisivamente, há 70 anos – afirmou Cartes.

O presidente do Paraguai considerou, em discurso, que o ato de hoje tem um profundo significado que expressa “na amizade sincera e na plena solidariedade do Paraguai com Israel”.

– Não sou amigo de posições mornas ou ambíguas – disse Cartes, defendendo sua decisão de apoio a uma “nobre e valente nação”, com a qual a república do Paraguai compartilha “valores e princípios como democracia, liberdade, defesa dos direitos humanos e tolerância”, afirmou o presidente paraguaio.

Ele ressaltou que admira “profundamente” Israel, que “defende heroicamente sua soberania e integridade, seu direito de viver em paz, construindo uma nação com exemplar desenvolvimento econômico e social, prosperidade e bem-estar para seus filhos”, lembrando o “caminho difícil percorrido por milênios por esta heroica nação”.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, esteve presente no ato e agradeceu calorosamente o passo dado por Assunção.

– Este é um grande dia para Israel, um grande dia para o Paraguai, um grande dia para a nossa amizade. Vocês fizeram muito pelo seu país e agora está fazendo muito por nossos países. Nós lembramos de nossos amigos. Obrigado Horacio, obrigado Paraguai – ressaltou Netanyahu.

Netanyahu ainda lembrou que “o Paraguai ajudou os judeus a escapar da Alemanha nazista”.

– Vocês fizeram isto antes do Holocausto, durante o Holocausto e depois do Holocausto. Um ato de benevolência e misericórdia que estará sempre em nosso coração – acrescentou o premiê israelense.

Cartes ressaltou que o Paraguai “antes, mas especialmente durante sua liderança, deu passos valentes frente à comunidade internacional para rejeitar mentiras sobre Israel e apoiar esta nação nos fóruns internacionais”.

E prometeu um aumento da cooperação e das relações, para que esta “flua como a água”, já que a República do Paraguai, tem desde agora “não só o apoio do Governo, mas também a profunda gratidão do povo de Israel”.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 EUA inauguram embaixada do país em Jerusalém
2 Câmara tem homenagem aos 70 anos do Estado de Israel

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.