Leia também:
X Finlândia e Suécia concluem negociações de adesão à Otan

Para Nasa, China tenta dominar a Lua. Porta-voz chinês nega

"O lado norte-americano constantemente construiu uma campanha de difamação contra a China", rebate Zhao Lijian

Gabriel Mansur - 04/07/2022 19h43

Nasa EFE /EPA /NASA /Aubrey Gemignani

O diretor da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa, traduzido do inglês), Bill Nelson, acredita que a China pode tentar dominar a Lua. Em entrevista ao jornal alemão Bild, Nelson enfatizou que existe uma nova corrida espacial, desta vez contra o país asiático. Em outros tempos, Estados Unidos e Rússia “brigavam” sozinhos pelo espaço.

– Devemos ficar muito preocupados com que a China venha a pousar na Lua para depois dizer: “Agora é nossa e vocês ficam de fora” – revelou o diretor.

Bill Nelson afirma que o programa espacial chinês é de cunho militar. Para o diretor da Nasa, os chineses planejam construir uma base especial na Lua junto com os russos e fazer espionagem industrial. Por fim, disse ainda que o governo chinês está aprendendo a destruir satélites de outras nações na estação espacial do país.

– A China é boa, mas a China também é boa por que rouba ideias e tecnologia de outros – concluiu.

A China intensificou o ritmo de seu programa espacial na última década, com foco na exploração da Lua. Além disso, fez seu primeiro pouso lunar sem tripulação em 2013 e espera lançar foguetes poderosos o suficiente para enviar astronautas à Lua no final desta década.

Já a Nasa, sob seu programa Artemis, planeja enviar uma missão tripulada para orbitar a Lua em 2024 e fazer um pouso tripulado perto do polo sul lunar até 2025.

CHINA NEGA ACUSAÇÕES
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian avaliou como difamação irresponsável as acusações de Bill Nelson sobre uma suposta tentativa de domínio da Lua por parte da China. Zhao alega que o país asiático sempre pediu a construção de uma comunidade de nações no espaço sideral.

– Essa não é a primeira vez que o chefe da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA ignorou os fatos e falou de forma irresponsável sobre a China. O lado norte-americano constantemente construiu uma campanha de difamação contra os esforços normais e razoáveis ​​da China no espaço sideral, e a China se opõe firmemente a tais comentários irresponsáveis – rebateu.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.