Leia também:
X Ex-presidente do Peru tem asilo negado pelo Uruguai

Para Macri, Jair Bolsonaro considera acordo Mercosul-UE

Presidente argentino acredita no apoio do futuro líder brasileiro

Ana Luiza Menezes - 03/12/2018 16h38 | atualizado em 03/12/2018 17h25

Mauricio Macri acredita que haverá apoio de Bolsonaro em negociação entre Mercosul e UE Foto: Arte/ Pleno.News

Nesta segunda-feira (3), o presidente da Argentina, Mauricio Macri, afirmou que antes da Cúpula do G20, que aconteceu no último fim de semana o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), quer avançar nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

– Falei antes de começar o G20 com o meu novo colega Jair Bolsonaro e ele me confirmou que quer avançar neste acordo, mas precisa ver como está e tomar a sua posição – declarou o líder argentino.

As declarações de Macri foram dadas durante uma entrevista coletiva, em Buenos Aires. O encontro com a imprensa foi programada para analisar os resultados da reunião.

A UE e o Mercosul negociam um acordo baseado em três pilares : diálogo político, cooperação e livre-comércio. Nos últimos dois anos, o processo ganhou fôlego e várias são as vozes que consideravam que a assinatura definitiva esteja próxima.

No entanto, além das já alongadas negociações e das dúvidas sobre qual será a postura de Bolsonaro sobre o Mercosul quando assumir o cargo, em 1º de janeiro, surgiram as reservas expressadas no sábado pelo presidente francês, Emmanuel Macron. Ele advertiu que o seu país “não aceitará acordos” com países que não respeitem o Acordo de Paris, em referência a Bolsonaro, que na campanha eleitoral mostrou discordância com esse texto sobre a mudança climática, do qual Macron é um dos seus maiores defensores.

Macri antecipou hoje que deve conversar com Bolsonaro nos próximos meses. Ele visa debater o tema e anunciou que no próximo dia 10 acontecerá uma nova reunião técnica entre a UE e o Mercosul, quando deve acontecer algum avanço.

– Claramente é um acordo muito demorado. Há mais de 20 anos que esta negociação existe – afirmou.

O presidente argentino disse ainda que todos os líderes concordaram que este acordo é uma grande oportunidade para todos e que ele que já falou com nomes como Angela Merkel, da Alemanha, o francês Emmanuel Macron, o espanhol Pedro Sánchez Espanha e o italiano Giuseppe Conte.

– Infelizmente todas estas demoras fizeram com que haja uma nova autoridade, embora ainda não tenha assumido, no Brasil – refletiu.

Entre as 17 reuniões bilaterais que aconteceram no fim de semana, de forma paralela à cúpula, esteve o encontro de Macri com a primeira-ministra britânica, Theresa May.

– Sabemos que o Reino Unido está se separando da Europa e isso também abre oportunidade de gerar convênios de troca específicos com o Mercosul e eles também estão abertos – disse ele.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Ex-presidente do Peru tem asilo negado pelo Uruguai
2 Cão do ex-presidente Bush deita junto ao caixão do dono

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.