Leia também:
X Panetone mais caro do mundo pesa 5 kg e custa R$ 1,9 milhão

Papiro com ‘ensinamentos secretos’ de Jesus é encontrado

Documento é dedicado a Tiago, a quem historiadores acreditam ser irmão de Jesus

Gabriela Doria - 04/12/2017 16h37 | atualizado em 04/12/2017 16h50

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, encontraram um antigo papiro que contém os “ensinamentos secretos” de Jesus ao seu suposto irmão, Tiago. O texto cristão apócrifo, não reconhecido por autoridades religiosas, está na língua grega. A cópia estava escondida em meio ao acervo da instituição, que é uma das mais antigas do mundo.

O papiro é uma cópia rara do ensinamento secreto de Jesus para Tiago Foto: Biblioteca Nag Hammadi/Universidade de Oxford

O manuscrito é uma cópia rara de uma história da época do Novo Testamento que se chama Primeiro Apocalipse de Tiago. Até então, historiadores confiavam que o texto apócrifo só existia na língua copta, um idioma indígeno-egípcio resultado da evolução dos hieróglifos.

Acredita-se que o texto foi proibido por Atanásio, bispo de Alexandria responsável por escolher os 27 cânones que compõem o Novo Testamento. Diversas outras histórias, como a encontrada em Oxford, foram consideradas heréticas e banidas do Livro Sagrado.

De acordo com pesquisadores, o ensinamento secreto para Tiago foi banido da Escritura Sagrada por conter uma visão diferente de Jesus. Enquanto a tradição o mostra como o Messias, os textos apócrifos revelam Jesus como um revelador da sabedoria humana.

No texto encontrado, Jesus descreve para Tiago a sua prisão terrena. Ele também afirma que figuras demoníacas, chamadas de “archons”, protegem o mundo e bloqueiam a fronteira que separa vida material e vida após a morte.

LEIA TAMBÉM
+ Jordânia alerta EUA sobre reconhecimento de Jerusalém
+ Mais três terrenos de igrejas são regularizados no DF
+ Trump: “Jesus mudou a história da humanidade”

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.