Leia também:
X Covid-19: Premiê do Canadá se coloca em quarentena

Papel higiênico está em falta em Portugal e na Espanha

Europeus estão fazendo estoques temendo uma quarentena generalizada

Pleno.News - 12/03/2020 15h28

Cidadãos europeus estão estocando papel higiênico por causa do coronavírus Foto: Reprodução

O avanço dos casos do novo coronavírus em Portugal e na Espanha provocou uma verdadeira corrida aos supermercados. Cidadãos dos dois países apressaram-se para estocar comida, água mineral e, principalmente, rolos e mais rolos de papel higiênico.

Com quase 3 mil doentes confirmados e mais de 80 mortes, os espanhóis já temem uma quarentena generalizada, a exemplo do que acontece agora na Itália. Nos últimos dois dias, de Norte a Sul do país, a população foi às compras.

Alimentos enlatados, massas e biscoitos desapareceram com rapidez das prateleiras. Em Madri e em outras cidades, mercados tiveram de fechar as portas devido à falta de mercadorias.

Recorrer às compras online também não tem sido uma opção segura os espanhóis. Os sites de várias redes de supermercado colapsaram pela quantidade simultânea de acesso e os estoques de gêneros essenciais também está baixo.

Em Portugal, onde por enquanto há 78 casos confirmados e nenhuma morte por Covid-19, a situação nos supermercados é menos dramática, mas já se nota desabastecimento de várias mercadorias, como comidas enlatadas e água mineral. Os portugueses também estão esgotando os estoques de papel higiênico. Em vários bairros de Lisboa, os rolos desapareceram das prateleiras.

A Associação Portuguesa de Empresa de Distribuição (APED) confirma o aumento da demanda, mas diz que, por enquanto, a situação está sob controle e sendo monitorada. No comando da estratégia portuguesa de enfrentamento ao Covid-19, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, pediu moderação.

– Não devemos chegar a este ponto. Quanto mais não seja, que se recorra à horta do amigo. Não açambarquem! – disse durante audiência no Parlamento.

PRAIAS LOTADAS PREOCUPAM
Enquanto alguns portugueses corriam aos supermercados, outros resolveram aproveitar o calor fora de época na praia. Com praticamente todas as universidades da região de Lisboa fechadas e várias escolas sem aulas, muitos jovens lotaram as areias da região de Cascais e da Costa da Caparica, na grande Lisboa, contrariando a orientação de evitar aglomerações.

As imagens das praias lisboetas apinhadas de gente correram o mundo e renderam uma série de memes quanto à suposta falta de preocupação lusitana frente aos efeitos do novo coronavírus. A Câmara Municipal de Cascais alertou nesta quinta-feira (12) que pode vir a interditar as praias da região caso a situação de saúde pública se deteriore. Por enquanto, já há “equipes desmobilizadoras” tentando convencer os banhistas a voltarem para casa.

Por todo o país, no entanto, eventos seguem sendo cancelados ou adiados. Jogos do campeonato português de futebol acontecerão a portas fechadas.

* Folhapress

Leia também1 É Fake! Cuba não criou vacina contra o coronavírus
2 Teste de Covid-19 em Jair Bolsonaro sairá nesta sexta
3 Mandetta sobre protestos: "Se você está resfriado, não vá"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.