Leia também:
X Haiti prende suposto mandante do assassinato do presidente

Papa seguirá internado por mais alguns dias após cirurgia

Pontífice finalizou o pós-operatório, mas permanecerá hospitalizado para sua recuperação

Pleno.News - 12/07/2021 10h12 | atualizado em 12/07/2021 11h13

Papa Francisco Foto: EFE/Angelo Carconi

O papa Francisco “permanecerá hospitalizado por mais alguns dias” para “otimizar melhor a terapia médica e de reabilitação”, informou nesta segunda-feira (12) o gabinete de Imprensa da Santa Sé, em um comunicado.

O diretor do gabinete de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, disse em nota que o papa já concluiu o pós-operatório.

O pontífice, de 84 anos, foi submetido a uma cirurgia de cólon no último dia 4 devido a “uma estenose diverticular grave com sinais de diverticulite esclerosante”. Por meio dessa cirugia, uma parte do cólon foi removida, o que exigiu anestesia geral. Mas o quadro está progredindo favoravelmente.

Neste domingo (11), o papa reapareceu da varanda do hospital Gemelli, em Roma, onde está internado, para rezar o Angelus e pedir um sistema de saúde de qualidade, acessível e “gratuito” para todos.

Bruni afirmou hoje que, antes do Angelus, o pontífice visitou jovens pacientes oncológicos e que alguns deles o acompanharam até a varanda, por ocasião da oração mariana.

Quando a oração terminou, segundo Bruni, o papa falou com doentes hospitalizados e com profissionais da saúde de seu andar e, à tarde, “celebrou a Santa Missa na capela privada com os funcionários que o atendem diariamente”.

Francisco também falou nas últimas horas com pessoas próximas das seleções da Argentina e da Itália, que venceram a Copa América e a Eurocopa, respectivamente, e destacou a importância do esporte e de seus valores, bem como a “capacidade esportiva de poder aceitar qualquer resultado, mesmo a derrota: só assim, perante as dificuldades da vida, podemos estar sempre envolvidos, lutando sem desistir, com esperança e confiança”.

Os boletins médicos que a Santa Sé divulgou todos os dias da semana passada dizem que o quadro de saúde do papa está evoluindo conforme planejado e que ele continua com o tratamento prescrito, embora, na tarde da última quarta-feira (7), ele tenha tido febre.

*EFE

Leia também1 Haiti prende suposto mandante do assassinato do presidente
2 Cidadãos fazem protesto em Cuba contra governo comunista
3 Trump aparece em luta de UFC e leva público à comoção
4 Covid: Austrália registra 1ª morte por transmissão local
5 Pela primeira vez, bilionário viaja ao espaço na própria nave

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.