Leia também:
X Alemanha reduz restrições de para imunizados contra Covid

Papa se diz preocupado com confrontos na Colômbia

Líder religioso saudou as várias dezenas de colombianos que compareceram à Praça de São Pedro

Pleno.News - 09/05/2021 15h26 | atualizado em 09/05/2021 15h31

Papa Francisco Foto: Reprodução

O Papa Francisco manifestou neste domingo (9) preocupação com os violentos confrontos na Colômbia, que deixaram pelo menos 27 mortos, em uma mensagem no final da oração do Angelus na Praça de São Pedro.

– Manifesto minha preocupação pelas tensões e confrontos violentos na Colômbia, que causaram muitas mortes e ferimentos – declarou o líder religioso, que saudou as várias dezenas de colombianos que compareceram à Praça de São Pedro com a bandeira de seu país.

As mobilizações sociais, que continuaram neste fim de semana, começaram em 28 de abril exigindo a queda da reforma tributária, que foi retirada há uma semana, e agora abriram o leque para muitas outras demandas, que incluem a queda do governo do presidente Iván Duque e o fim da brutalidade policial.

Pelo menos 27 pessoas morreram durante os protestos, disseram na última sexta-feira (7) a Procuradoria Geral e a Defensoria do povo em comunicado conjunto. Segundo elas, das vítimas, 11 estão diretamente ligadas aos confrontos, sete estão sob investigação e nove não têm relação direta com os protestos.

Entretanto, a ONG Temblores documentou 37 óbitos, 1.708 casos de uso abusivo da força pela polícia, pelo menos 26 vítimas de agressão ocular, 234 casos de violência física e 934 detenções arbitrárias contra manifestantes, assim como 11 casos de violência sexual.

*EFE

Leia também1 Colômbia tem centenas de desaparecidos após protestos
2 Covid: Papa defende suspensão de patentes das vacinas
3 Alemanha reduz restrições de para imunizados contra Covid
4 Fungo raro e perigoso 'mutila' pessoas com Covid na Índia
5 Destroços do foguete chinês caem perto das Ilhas Maldivas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.