Leia também:
X Venezuela recebe novo lote da Sputnik V e de antiviral

Papa pede ao Brasil “unidade” para superar pandemia de Covid

Pedido do pontífice foi feito em mensagem de vídeo destinada à 58ª Assembleia Geral da CNBB

Pleno.News - 15/04/2021 15h45 | atualizado em 15/04/2021 16h23

Papa Francisco Foto: EFE/Alberto Pizzoli

Nesta quinta-feira (15), o papa Francisco fez um apelo em prol de “unidade e reconciliação” no Brasil, para que o país supere a pandemia do novo coronavírus e “outro vírus que há muito vem infectando a humanidade: o vírus da indiferença”.

O pedido do pontífice foi feito em mensagem de vídeo destinada à 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela primeira vez realizada de forma virtual.

– Peço ao Senhor ressuscitado que esta Assembleia Geral possa render frutos de unidade e reconciliação a todo o povo brasileiro e à CNBB. Unidade que não é uniformidade, mas harmonia – disse Francisco.

Na gravação, divulgada pela agência Vatican News, ele se dirigiu em “portunhol” aos bispos e a todos os brasileiros “num momento em que este amado país enfrenta uma das provações mais difíceis de sua história”.

– Gostaria, antes de mais nada, de expressar minha proximidade em relação às centenas de milhares de famílias que choram a perda de um ente querido. Jovens e velhos, pais e mães, médicos e voluntários, ministros sagrados, ricos e pobres: a pandemia não excluiu ninguém em seu rastro de sofrimento – lamentou o pontífice.

Francisco encorajou os brasileiros a não desistirem e a seguirem o exemplo de Jesus, que, com sua ressurreição, “nos mostra que podemos superar este momento trágico”.

Neste sentido, o pontífice incentivou o povo e o clero a serem caridosos, “a chorar com aqueles que choram e a estender uma mão, especialmente aos mais necessitados, para que possam sorrir novamente”.

– É possível superar a pandemia; é possível superar suas consequências. Mas só teremos sucesso se estivermos unidos. A CNBB deve ser uma neste momento, porque o povo sofredor é um só – afirmou.

Lembrando de sua “inesquecível” viagem apostólica ao Brasil em 2013, a primeira de seu pontificado, Francisco declarou que a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada quebrada, dá “uma mensagem de recomposição do que está separado”.

– Os muros, barrancos e distâncias, que também existem hoje, estão destinados a desaparecer. A Igreja não pode negligenciar esta lição: a Igreja deve ser um instrumento de reconciliação – disse, parafraseando seu discurso ao episcopado naquela viagem.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Papa Francisco recebe ministro da Economia da Argentina
2 Em missa com presos, Papa diz que compartilhar bens 'não é comunismo'
3 Pandemia leva papa a cortar salários de cardeais e clérigos
4 Vaticano reafirma que não pode abençoar uniões homossexuais
5 Lula agradece Foro de São Paulo, papa e presidente da Argentina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.