Leia também:
X Morte de Winston Churchill completa 53 anos

Papa Francisco critica uso de notícias falsas

Para o pontífice, as fake news servem para atender interesses políticos e econômicos específicos

Henrique Gimenes - 24/01/2018 18h36

Para Francisco condena uso de fake news Foto: EFE/ Alessandro Di Meo

Nesta quarta-feira (24), o papa Francisco criticou o uso de notícias falsas, chamadas fake news, na atualidade. Para o pontífice, tantos jornalistas quanto usuários de redes deveriam se esforçar para combater “táticas de serpente” manipuladoras que buscam criar conflitos para atender interesses políticos e econômicos.

No documento, chamado de A verdade irá libertá-lo – notícias falsas e jornalismo para a paz, o papa aponta que a disseminação desse tipo de notícias serve para atender “objetivos específicos, influenciar decisões políticas e servir a interesses econômicos”.

– Notícias falsas são um sinal de atitudes intolerantes e hipersensíveis e levam apenas a difusão de arrogância e ódio. Esse é o resultado final da mentira – afirmou, em documento, o papa.

O líder da Igreja Católica também citou a história do início da Bíblia, quando Eva pegou um fruto do jardim do Éden, após falsas informações terem sido passadas pela serpente. Para o papa, esta foi a primeira das fake news.

– A estratégia desse inteligente ‘pai das mentiras’ é precisamente a imitação, uma forma de sedução traiçoeira e perigosa que se insinua no coração do homem com argumentos falsos e atrativos – ressaltou.

Leia também1 Exclusivo! Pastor brasileiro fala sobre situação na Bolívia
2 Vice-presidente dos EUA visita o Muro das Lamentações

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.