Leia também:
X EUA: Atirador mata 4 pessoas e fere outras 5 em ataque a bar

Papa diz que Amazônia precisa do “fogo de Deus”

Pontífice discursou na abertura do Sínodo da Amazônia

Gabriela Doria - 06/10/2019 16h07 | atualizado em 06/10/2019 16h08

Papa Francisco discursou na abertura do Sinodo da Amazônia Foto: EFE/Giusepe Lami

O papa Francisco celebrou neste domingo (6) a missa de abertura da Assembleia Especial do Sínodo para a região Pan-amazônica, que começará nesta segunda (7). Em seu discurso, o líder religioso também denunciou as queimadas criminosas que devastaram parte da floresta nos últimos meses.

– O fogo de Deus é calor que atrai e reúne em unidade, que se alimenta com o compartilhar, não com o lucro. O fogo devorador, por outro lado, estende quando querem desenvolver só as próprias ideias, fazer o próprio grupo, queimar o diferente para uniformizar todos e tudo – afirmou o líder da Igreja Católica, também fazendo alusão a temas mais amplos na sociedade atual.

Na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco realizou missa com a presença dos 185 padres sinodais. Eles são os únicos que podem votar nas propostas apresentadas durante o Sínodo, sendo 113 da região da Amazônia. Há representantes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Além disso, participam 80 analistas e auditores, 12 convidados especiais, como ex-secretário geral da ONU Ban Ki-moon e o subdiretor-general do departamento de Clima, Biodiversidade, Terra e Água da FAO, René Castro Salazar. Estão previstos discursos de representantes indígenas, como Tapi Yawalapoti, que representa às 16 tribos do Alto-Xingu.

Francisco orou à Deus para que inspire todos os que se reunirão nos 21 dias de Sínodo e também lembrou a missão principal do encontro, que foi convocado há dois anos.

– Renovar os caminhos da Igreja na Amazônia, de modo a não se apagar o fogo da missão. Se nossos dias estão marcados pelo ‘sempre se fez assim’, o dom desaparece, sufocado pelas cinzas dos temores e pela preocupação de defender o status quo – completou o pontífice.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 STF quer explicação de fala que ligou ONGs a queimadas
2 Salles comemora redução de queimadas em setembro
3 Pró-Amazônia, Rock in Rio já produziu 162 toneladas de lixo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.