Leia também:
X Reino Unido adquire mais 60 milhões de vacinas da Pfizer

Pandemia recua no Chile, que se prepara para desconfinamento

Em vários municípios, cidadãos terão mais liberdade de circulação a partir desta quinta-feira

Pleno.News - 28/04/2021 16h41 | atualizado em 28/04/2021 16h57

Santiago, Chile Foto: EFE/Alberto Valdes

Depois de semanas com uma média de 7,5 mil casos diários novos casos por dia, a pandemia parece estar perdendo força no Chile, onde 4.416 novas infecções e 53 mortes por Covid-19 foram registradas nesta quarta-feira (28).

O saldo total desde o início da pandemia, em março do ano passado, é de 26.073 mortes e 1,18 milhão de infecções, das quais apenas 37.481 pessoas estão em fase ativa da doença, um dos menores números das últimas semanas.

– Treze [das 16] regiões diminuíram seus casos nos últimos sete dias e dez nas últimas duas semanas – disse o ministro da Saúde, Enrique Paris.

As regiões com maior aumento de novos casos de Covid confirmados nos últimos sete dias são Aysén (sul), Magallanes (sul), Arica (norte) e Atacama (norte), enquanto aquelas com maior taxa de positividade na última semana são Araucanía (17,6%), Maule (12,5%), Metropolitana (11,4%) e Ñuble (11,3%).

A taxa nacional de positividade [número de infecções por 100 testes PCR] nas últimas 24 horas foi de 12,3%, após a realização de pouco mais de 31 mil testes, metade do que realizado regularmente.

A segunda onda de Convid-19 surgiu como resultado das férias de verão, que sobrecarregou o sistema hospitalar, levou ao confinamento 90% da população e fechou fronteiras e empresas não essenciais.

Mesmo com o número de novos casos da doença se estabilizando, o sistema hospitalar tem mantido níveis de saturação sem precedentes há semanas, acima de 96% e nas últimas 24 horas o número de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foi de 3.376.

Vários municípios da Região Metropolitana, a que pertence Santiago, iniciarão amanhã um processo gradual de desconfinamento, com os cidadãos tendo mais liberdade de circulação durante a semana, e lojas e restaurantes poderão abrir suas portas.

Paralelamente à segunda onda de Covid, o país realiza um dos processos de vacinação de maior sucesso do mundo, com 8 milhões de pessoas inoculadas com pelo menos uma dose, das quais 6 milhões já completaram seu processo de imunização (mais de 32% da população).

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Reino Unido adquire mais 60 milhões de vacinas da Pfizer
2 Pastor é preso por pregar que 'Deus criou apenas dois sexos'
3 Piloto da missão lunar Apollo 11 morre aos 90 anos
4 Céu terá Superlua de sangue e anel de fogo em maio e junho
5 Variante indiana pode ser mais resistente a vacinas, diz OMS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.