Leia também:
X Alemanha detém terrorista que planejava atentado

Padre luta por renúncia de arcebispo cúmplice de abusos

O pedido do religioso recebeu o apoio de duas associações criadas para a defesa das vítimas

Jade Nunes - 22/08/2018 08h28

O arcebispo Philippe Barbarin Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Um padre de Valence, na França, lançou uma campanha para recolher assinaturas para obrigar a renúncia do arcebispo de Lyon, o cardeal Philippe Barbarin, processado por não ter denunciado casos de abusos por parte de religiosos em sua diocese. Até a manhã desta quarta-feira (22) o documento já havia ganhado o apoio de mais de 5 mil pessoas.

Em sua petição publicada online, nesta terça (21), no site change.org, Pierre Vignon justifica sua exigência para que Barbarin renuncie ao arcebispado e ao título de cardeal, se amparando na carta do papa Francisco onde pede que a Igreja se mobilize contra a pedofilia.

– O cardeal Barbarin deve assumir suas responsabilidades e se retirar – ressaltou o padre, em declarações divulgadas hoje pela emissora de rádio France Info.

Vignon creditou à gestão do arcebispo uma série de agressões cometidas em sua diocese nos anos 1970 e 1980, particularmente pelo padre Bernard Preynat, pelos quais será julgado.

O religioso lembrou, entre outras coisas, o “deslize” de Barbarin, quando se referindo a esse assunto disse que “graças a Deus, os fatos estão prescritos”.

Em seu argumento, Vignon diz que renunciando como cardeal e arcebispo, Barbarin agiria “pelo bem de todos, e particularmente das vítimas”.

– O senhor mesmo – insiste – reconheceu erros de gestão. Por que continuar indefinidamente no cargo depois de tê-los cometido? – questionou.

O pedido do padre de Valence recebeu o apoio, a título pessoal, de duas associações criadas para a defesa das vítimas de religiosos.

O processo contra Barbarin, cuja conclusão foi adiado pela primeira vez, poderia ser adiado novamente por razões processuais.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Alemanha detém terrorista que planejava atentado
2 Ex-advogado de Donald Trump admite compra de silêncio
3 Atriz nega "categoricamente" ter abusado de menor de idade

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.