Leia também:
X Defesa esperava condenação de 50 anos para Mary Hellen

Otan se mostra disposta a integrar Finlândia rapidamente

Entrada do país no tratado contraria a Rússia

Pleno.News - 12/05/2022 16h17 | atualizado em 12/05/2022 16h39

Secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg Foto: EFE/EPA/STEPHANIE LECOCQ

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta quinta-feira (12) que a aliança está pronta para integrar a Finlândia “rapidamente” caso ela se candidate à adesão. A declaração ocorre após os chefes de Estado e Governo do país nórdico declararem essa intenção no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia.

– Saúdo a declaração conjunta do presidente [finlandês Sauli] Niinistö e da primeira-ministra [Sanna] Marin apoiando a candidatura de adesão à Otan sem demora – disse Stoltenberg em uma mensagem à imprensa na qual enfatizou que as portas da aliança militar “estão abertas” para o país.

Stoltenberg enfatizou que a escolha de aderir à Otan é uma “decisão soberana da Finlândia, que a Otan respeita plenamente”.

– Se a Finlândia decidir se candidatar à adesão, será bem-vinda à Otan, e o processo de adesão será suave e rápido – afirmou.

O político norueguês salientou que a Finlândia é “um dos parceiros mais próximos” da aliança, assim como “uma democracia madura, membro da União Europeia e um importante contribuinte para a segurança euro-atlântica”.

– Concordo com o presidente Niinistö e a primeira-ministra Marin que a adesão à Otan fortaleceria a segurança tanto da Otan quanto da Finlândia – disse o secretário-geral.

Niinistö e Marin deram apoio nesta quinta à adesão da Finlândia à Otan em uma decisão histórica que rompe com mais de oito décadas de não alinhamento.

Os ministros da Defesa dos países da Otan vão se reunir neste fim de semana, em Berlim, para preparar a cúpula dos líderes da aliança, que será realizada em Madri no final de junho, e a possível adesão da Finlândia pode entrar na pauta.

A Rússia já havia ameaçado a Finlândia e outros países de desistirem de qualquer tentativa de aderir à Otan, algo que também tentaram com a Ucrânia com sua invasão ao país.

A aliança, por sua vez, sempre argumentou que a decisão de aderir a ela cabe exclusivamente aos 30 membros e a cada país interessado, e rejeitou qualquer interferência da Rússia.

*EFE

Leia também1 Zelensky se diz "disposto a falar com Putin, mas sem ultimato"
2 Defesa esperava condenação de 50 anos para Mary Hellen
3 Para conter a Covid-19, China limita viagens ao exterior
4 EUA: Homem resgatado à deriva é acusado de matar a mãe
5 Céu fica vermelho na China e provoca pânico na população

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.