Ortega substitui embaixadores no Brasil, Coreia do Sul, e outros
O ministro de funções consulares assumirá a embaixada até que um novo nome seja escolhido para o cargo
Leiliane Lopes - 17/03/2023 15h53 | atualizado em 17/03/2023 17h17
O governo de Daniel Ortega, ditador da Nicarágua, fez algumas mudanças entre seus embaixadores nesta quinta-feira (16). Entre as substituições está a representante do país no Brasil, Lorena del Carmen Martínez.
Martinez estava no cargo desde 2013. Seu substituto ainda não foi revelado, mas o nome apresentado ainda deve passar pelo processo de aprovação do governo brasileiro.
A mudança não teve motivos claros, mas há quem ligue a decisão de Ortega com a manifestação do Brasil que, em reunião da ONU, mostrou preocupação com a repressão naquele país. O embaixador Tovar da Silva Nunes disse, durante o Conselho de Direitos Humanos da ONU, que o Brasil está disponível para receber expatriados.
Nicarágua também fez outra alteração: designou Gabriel Osmani Ace Zepeda como ministro de funções consulares no Brasil. Assim, ele ficará no comando da embaixada até que o novo embaixador assuma.
O país localizado na América Central também mudou os embaixadores de outros cinco países: Coreia do Sul, Tailândia, Austrália, Burundi e Filipinas.
Leia também1 Mulher acusa vizinho de vigiá-la há meses: "Stalker da vida real"
2 Lulista Andrés Sanchez defende o "direito" de roubar; entenda
3 Helicóptero cai em São Paulo e quatro pessoas morrem
4 YouTube retira veto e Donald Trump já pode postar conteúdo
5 Autor de chacina com 7 mortes em bar em Sinop é indiciado