Leia também:
X Após anúncio com trans, cerveja perde 26% das vendas

Ortega e Maduro se solidarizam com Putin após ataque

Drone foi abatido pouco antes de atingir o Kremlin

Pleno.News - 05/05/2023 09h44 | atualizado em 05/05/2023 10h08

Suposto atentado ao Kremlin Foto: Reprodução/Vídeo G1

O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, expressou, nesta quinta-feira (4), solidariedade ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, após o ataque realizado nesta quarta (3) contra o Kremlin com drones.

– Com o carinho e a admiração de sempre, nestes dias históricos de comemoração da vitória sobre o nazismo, dias que também são de luta contra os mesmos inimigos da humanidade, saudamos vossa excelência condenando o infame ataque realizado ontem por autores conhecidos contra as instalações do Kremlin – escreveu Ortega a Putin em uma carta.

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, também se manifestou nesse sentido ao conversar nesta quinta por telefone com Putin. O presidente venezuelano expressou “solidariedade e apoio à Rússia em nome do povo venezuelano”.

– Maduro condenou veementemente a tentativa do regime de Kiev de lançar um ataque ao Kremlin com aparelhos letais não tripulados – informou um comunicado da presidência russa.

Na carta, Ortega afirma que a condenação da Nicarágua “é também uma condenação contra todas as formas de terrorismo e contra o fascismo que vem se reproduzindo como o mal, ameaçando povos grandes e livres como o seu povo”.

Ele disse ter certeza “de que os inimigos da família humana não prevalecerão, assim como não puderam triunfar nas batalhas em que milhões de famílias soviéticas viveram o sacrifício supremo e a glória da vitória que nestes dias é ratificada, com a melhor vontade e empenho”.

Na Rússia, 9 de maio é conhecido como Dia da Vitória, marcando a capitulação da Alemanha Nazista para a União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

– Pela paz, o direito à liberdade, o bem-estar e o bem comum no mundo – escreveu Ortega, que assinou a carta junto com sua esposa, a vice-presidente, Rosario Murillo.

Putin retornou a seu escritório hoje após o ataque com drones ao Kremlin, cuja autoria Moscou atribuiu diretamente a Kiev. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, negou qualquer ligação com o caso, alegando que seu país não mira alvos em território russo.

A Rússia acusou nesta quinta-feira os Estados Unidos de estarem por trás do ataque da Ucrânia ao Kremlin e de outros ataques ao território russo, o que foi categoricamente negado pelos americanos.

Nicarágua e Rússia, que estabeleceram relações diplomáticas em 1944, fortaleceram os laços bilaterais e a cooperação depois que Ortega e os sandinistas voltaram ao poder em 2007. A Rússia é uma aliada de longa data da Nicarágua, e durante o primeiro governo sandinista (1979-1990) forneceu armamento soviético às Forças Armadas nicaraguenses.

Maduro já tinha oferecido “apoio total” a Putin desde o início da campanha militar russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Rússia e Venezuela comemoraram o 78º aniversário de suas relações diplomáticas no dia 14 de março, laços que foram fortalecidos com a chamada revolução bolivariana em 1999.

*Com informações da EFE

Leia também1 Putin será condenado por crimes de guerra, afirma Zelensky
2 Charles III ordena, e tratamento de Camilla em orações é alterado
3 Sem Bolsonaro, cúpula da direita é cancelada em Portugal
4 Eclipse poderá ser visto nesta semana; veja onde e quando
5 Aluno mata 9 pessoas a tiros em escola de Belgrado, na Sérvia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.