Leia também:
X SUS: AGU recorre da liberação de sindicatos de doarem vacinas

Órgão apenas indica vacina da AstraZeneca para maiores de 60

Medida é fundamentada em "dados existentes sobre efeitos secundários que são raros, mas graves"

Pleno.News - 30/03/2021 17h22 | atualizado em 30/03/2021 18h01

Órgão alemão recomenda vacina da AstraZeneca apenas para maiores de 60 anos Foto: Reprodução

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha recomendou que a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela companhia AstraZeneca seja aplicada apenas em pessoas com mais de 60 anos de idade. A medida é fundamentada em “dados existentes sobre efeitos secundários que são raros, mas graves”, segundo indicou um comunicado emitido pelo Instituto Robert Koch (RKI), a agência epidemiológica do país.

De acordo com o órgão, os efeitos podem se manifestar de quatro a 16 dias depois de ser administrada uma das doses entre pessoas com menos de 60 anos.

Nesta terça-feira, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se reuniu com o ministro da Saúde, Jens Spahn, e com líderes regionais, para abordar a situação dos casos de reação à vacina da AstraZeneca.

Diversos estados federados, entre eles, Berlim, suspenderam o uso do agente imunizante desenvolvido pela companhia farmacêutica anglo-sueca, para pessoas com menos de 60 anos. Munique, Brandemburgo, Renânia do Norte e Westfália, também paralisaram a vacinação.

Nesta terça-feira (30), a revista alemã Der Spiegel, veiculou que o Instituto Paul-Ehrlich, centro de referência para a vacinação na Alemanha, detectou 31 casos de trombose em pessoas que foram imunizadas com a vacina da AstraZeneca, sendo que nove pessoas morreram.

De acordo com a publicação, em 19 casos, foi identificado um déficit de plaquetas nas amostras de sangue analisadas, e o instituto apontou que, entre os mortos, apenas dois eram homens, de 36 e 57 anos.

O Instituto Paul-Ehrlich divulgou que os demais casos de trombose sinusal venosa se referem a mulheres com idades compreendidas entre 20 e 63 anos.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Na Alemanha, nove morrem após receber vacina de Oxford
2 Chile estuda adiar eleições de abril por alta de casos de Covid
3 EUA: Falta transparência em relatório sobre origem da Covid
4 Covid: Ex-secretário de Trump denuncia 'farsa' da China e OMS
5 OMS: Ainda há algum tempo de pandemia pela frente

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.