Leia também:
X Reino Unido: Motoristas de Uber terão direitos trabalhistas

Opositor de Putin pode ir para campo de trabalho forçado

Alexey Navalny foi condenado em duas ocasiões diferentes

Pleno.News - 20/02/2021 16h48 | atualizado em 20/02/2021 16h49

Alexei Navalny foi condenado em duas ocasiões Foto: EFE/EPA/SERGEI ILNITSKY

A Justiça russa impôs duas derrotas neste sábado (20) ao principal opositor do governo russo, Alexei Navalny. Ele foi penalizado em um caso por “difamação” e, em outro, teve confirmada sua pena de prisão, que pode cumprir em um campo de trabalho forçado.

O ativista anticorrupção de 44 anos, conhecido por suas investigações sobre a fortuna das elites russas, teve confirmada sua primeira sentença de longo prazo em quase uma década de processos judiciais com as autoridades.

Navalny foi detido no mês passado, quando voltou à Rússia. Ele passou meses em tratamento na Alemanha, após sofrer um envenenamento que quase lhe custou a vida. O adversário do presidente Vladimir Putin acusa o Kremlin. Em 2 de fevereiro, ele foi condenado a 2 anos e 8 meses de prisão.

Mas, neste sábado, um juiz de Moscou reduziu esta pena em um mês e meio, levando em consideração o tempo que ele passou em prisão domiciliar.

Em outra audiência, Navalny foi condenado a pagar uma multa de 850 mil rublos (cerca de US$ 11,5 mil dólares) por ter “difamado” um veterano da 2ª Guerra em um vídeo.

Assim, o opositor terá de cumprir pena de cerca de dois anos e meio de prisão. A Justiça transformou uma sentença por fraude, que remonta a 2014 e que ele poderia cumprir em liberdade, em uma sentença com cumprimento de pena na prisão. Alega-se que o ativista violou o controle judicial durante seu período de recuperação na Alemanha.

*Estadão

Leia também1 EUA concordam que Teerã não deve ter arma nuclear
2 Reino Unido: Motoristas de Uber terão direitos trabalhistas
3 Continente africano ultrapassa 100 mil mortes por Covid-19
4 França construirá novos submarinos de ataque nuclear
5 Cratera em Marte tem sinais de semelhança com lago na Turquia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.