Oposição realiza plebiscito contra Maduro
Clima na Venezuela é tenso e imprevisível
Gabriela Doria - 16/07/2017 14h27 | atualizado em 17/07/2017 10h03
A oposição que tenta tirar Nicolás Maduro do poder realiza, neste domingo, um plebiscito simbólico na Venezuela. A votação quer mostrar que a maioria é contra a convocação da assembleia constituinte, proposta pelo presidente. O plebiscito não é reconhecido pelo Poder Eleitoral e foi classificado pela presidência como ilegal.
A oposição acredita que haverá presença numerosa da população. Segundo eles, o objetivo é pressionar Maduro a convocar eleições presidenciais antes do fim de seu mandato.
De acordo com a Reuters, a consulta irá perguntar se o eleitor rejeita a reforma da assembleia, se quer que Maduro convoque novas eleições antes do fim do mandato e se defendem a intervenção das forças armadas do país. A agência também apurou que especialistas estimam a presença de cerca de 10 milhões de venezuelanos.
A crise na Venezuela já contabiliza 95 mortes em protestos, desde 1º de abril, diz a agência France Presse. O país enfrenta embargos econômicos e a escassez de produtos básicos, além da inflação exorbitante. As frequentes manifestações pedem a saída de Maduro do poder. O chavista se diz vítima de um golpe de estado apoiado pelos EUA.