Leia também:
X Anvisa pede que bula da vacina de Oxford cite trombose

Pandemia: ONU quer impostos para ricos que se beneficiaram

Segundo relatório, houve aumento de 5 trilhões de dólares na riqueza dos mais ricos do mundo

Pleno.News - 12/04/2021 18h20 | atualizado em 12/04/2021 18h38

ONU quer impostos para ricos que se beneficiaram na pandemia Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu nesta segunda-feira (12) que os países tributem os ricos que se beneficiaram financeiramente durante a pandemia, com o objetivo de reduzir desigualdades.

– Relatórios recentes indicam que houve um aumento de 5 trilhões de dólares na riqueza dos mais ricos do mundo no ano passado – disse Guterres.

Ele deu declarações durante a abertura de um fórum sobre financiamento para o desenvolvimento.

O diplomata português também convidou os governos a “considerar um imposto de solidariedade ou de riqueza para aqueles que se beneficiaram durante a pandemia, para reduzir as desigualdades extremas”.

Guterres reiterou a importância de mais medidas para responder a crises de dívida, oferecendo suspensões dos pagamentos, redução ou liquidez aos países necessitados.

Ele elogiou o apoio do G20 à prorrogação da moratória do pagamento da dívida dos países mais pobres do mundo até o final deste ano, mas disse que seria melhor se fosse prorrogada até 2022.

Além disso, Guterres pediu que estas medidas sejam estendidas aos países de renda média, uma reivindicação que as Nações Unidas vêm fazendo há meses.

Segundo o chefe da ONU, também é necessário ir além dessas ações de alívio imediato e reformar toda a arquitetura da dívida internacional, para acabar com “ciclos mortais” de dívidas, crises e “décadas perdidas”.

– Mesmo em 2019, antes da pandemia, 25 países gastavam mais com o pagamento da dívida do que com educação, saúde e proteção social combinados – enfatizou.

Diante da crise gerada pela Covid-19, Guterres insistiu quanto à importância de uma maior solidariedade entre os países e no “investimento nas pessoas”.

– Precisamos de um novo contrato social, baseado na solidariedade, e [de] investimentos em educação, empregos decentes e verdes, proteção social e sistemas de saúde. Esta é a base para um desenvolvimento sustentável e inclusivo – declarou Guterres.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Vacinação ameniza impacto da 4ª onda de Covid-19 na Espanha
2 Famílias e empresas enfrentam dificuldades na 2ª onda da Covid
3 Venezuela: O que se sabe sobre a campanha de imunização
4 OMS e Covid: Não há provas de que Remdesivir ajude pacientes
5 Tedros Adhanom alerta para alta nos casos globais da Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.