Leia também:
X China defende prêmio Nobel para laboratório de Wuhan

ONU: 8,5 mil crianças foram usadas como soldados em 2020

Relatório da entidade apontou que 2,67 mil crianças foram assassinadas e 5,74 mil ficaram feridas

Paulo Moura - 22/06/2021 15h16 | atualizado em 22/06/2021 15h24

Mais de 2 mil crianças morreram em conflitos armados em 2020 Foto: Unicef

Cerca de 8,5 mil crianças foram utilizadas como soldados em diversos conflitos ao redor do mundo em 2020, destas, quase 2,7 mil foram mortas. O número, que faz parte do relatório anual do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, foi divulgado pela ONU na segunda-feira (21).

Os dados sobre as participações de crianças em conflitos armados abrangem assassinatos, mutilações e abuso sexual, além da abdução ou recrutamento, negação de acesso a atendimento de saúde e ataques a escolas e hospitais. O documento mostra que violações foram cometidas contra 19,37 mil crianças em 21 conflitos.

A maioria das violações em 2020 foi cometida na Somália, República Democrática do Congo, no Afeganistão, na Síria e no Iêmen. De acordo com o relatório, 8,52 mil crianças foram utilizadas como soldados no ano passado, enquanto 2,67 mil foram assassinadas e 5,74 mil ficaram feridas em diversos conflitos.

O documento também cria uma lista que tem a intenção de constranger as partes em conflitos, com a esperança de puni-las para implementar medidas de proteção a crianças. A lista tem sido objeto de polêmica, com diplomatas acusando países de fazerem pressão para ficar de fora dela.

Em uma iniciativa para atenuar as controvérsias a respeito do relatório, a lista publicada por Guterres passou a ser dividida em duas categorias. Uma delas lista as partes que colocaram em vigor medidas para proteger crianças e a outra inclui partes que não tomaram nenhuma atitude.

Leia também1 Record entra na disputa com a Globo por direitos de estaduais
2 Terra diz ter tomado cloroquina contra Covid e 'tomaria de novo'
3 Ator de 'Friends' revela câncer em estágio avançado
4 China defende prêmio Nobel para laboratório de Wuhan
5 Confronto entre indígenas e PMs deixa policial ferido com flecha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.