ONU: 6 mulheres morrem em casos de feminicídio por hora
Relatório levou em conta agressões por pessoas conhecidas das vítimas
Camille Dornelles - 26/11/2018 10h49

A Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um relatório sobre violência contra mulheres neste domingo (25). De acordo com o levantamento, 137 mulheres são vítimas de feminicídio a cada dia, ou seja, seis a cada hora.
Os dados usados foram de casos registrados em 2017. Foram elencados como feminicídio os crimes contra mulheres causados por pessoas conhecidas das vítimas, como companheiros, ex-companheiros e familiares. Os criminosos são homens e mulheres.
– No mundo todo, em países ricos e pobres, em regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, um total de 50 mil mulheres são assassinadas todo ano por companheiros atuais ou passados, pais, irmãos, companheiras, irmãs e outros parentes, devido ao seu papel e a sua condição de mulheres – denunciou o relatório.
O documento, elaborado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Onudd), indica que 58% de todos os assassinatos de mulheres em 2017 foram cometidos por companheiros ou familiares. O relatório indica que os assassinatos são “a culminação de uma violência de longa duração e pode ser prevenida”.
*Com informações da Agência EFE