Leia também:
X Pai e filho morrem após atirador abrir fogo em formatura

ONG internacional critica Lula por encontro com Maduro

HRW entende que viés ideológico do petista é contraditório aos direitos humanos

Pleno.News - 07/06/2023 20h02 | atualizado em 07/06/2023 21h23

Lula recebe Maduro em Brasília Foto: EFE/André Coelho

Para a ONG internacional Human Rights Watch (HRW), o encontro do presidente Lula com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, é contraditório em relação à luta pelos direitos humanos.

A entidade se posicionou em entrevista à Agência Lusa, de Portugal, através de sua diretora, Maria Laura Canineu, falando também sobre a visão do petista em relação à Ucrânia.

– Lula, nesses primeiros meses, deu algumas sinalizações contraditórias e muitas não consistentes com os valores dos direitos humanos – pontuou Canineu.

E continuou:

– Lula chamou de narrativa construída as acusações de que a Venezuela não vive uma democracia. [Há] violações muito graves na Venezuela, há muito tempo, ameaças muito fortes à democracia, um executivo que dominou o judiciário, dominou o legislativo para suprimir o acesso à justiça e acesso aos direitos fundamentais da população venezuelana.

Durante a visita de Maduro ao Brasil, o presidente brasileiro disse que as acusações contra seu amigo são “narrativas” e que a culpa da crise na Venezuela é das sanções aplicadas pelos Estados Unidos.

A diretora da HRW também se recordou do que Lula afirmou em viagem aos Emirados Árabes e a Portugal, quando citou que a Ucrânia é tão culpada quanto a Rússia pelos ataques que acontecem em seu território desde fevereiro de 2022.

– [Se Lula] quer construir a paz, negociar a paz, ele precisa primeiro começar a apoiar essas iniciativas da ONU de apurar responsabilidades sobre o que está acontecendo no conflito – criticou Canineu.

Em seguida, a diretora da HRW disse que talvez Lula não esteja preparado para ter posições consistentes sobre direitos humanos por conta do seu viés ideológico.

Leia também1 Emocionada, Preta Gil celebra fim de radioterapia e agradece
2 Dias Toffoli decide que vaga de Deltan não irá para pastor do PL
3 Dias Toffoli nega recurso de Deltan e mantém cassação
4 Zanin busca se aproximar de Mourão antes de ser sabatinado
5 Mendonça pede vista e suspende julgamento do Marco Temporal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.