Leia também:
X Núcleo terrestre desacelera e pode atingir duração dos dias

ONG aponta influência chinesa em órgãos humanitários da ONU

Relatório foi divulgado nesta quarta-feira

Pleno.News - 25/01/2023 16h57 | atualizado em 25/01/2023 18h58

ONG denuncia crescente influência chinesa em órgãos humanitários da ONU (Imagem ilustrativa) Foto: Pixabay

A diplomacia chinesa está aumentando seus esforços para influenciar os órgãos de direitos humanos das Nações Unidas encarregados de garantir o cumprimento das convenções internacionais, como o Comitê contra a Tortura. A denúncia foi feita, nesta quarta-feira (25), pelo Serviço Internacional para os Direitos Humanos (ISHR).

Segundo um relatório publicado por essa ONG, diplomatas e funcionários chineses de alto escalão tentam “perturbar, limitar e reduzir” o trabalho desses órgãos, que incluem também os comitês das Nações Unidas contra a discriminação contra as mulheres e contra o racismo.

Entre as práticas utilizadas pela China, o relatório cita tentativas de reduzir o papel de ONGs independentes nesses comitês, em favor de outras que aparentam ser independentes; mas, na verdade, estão alinhadas com o governo chinês ou outros de seus aliados.

O documento também denuncia tentativas de intimidação de defensores de direitos humanos que colaboram com o Comitê contra a Tortura, ou obstáculos na forma de procedimentos rígidos contra o Comitê contra o Racismo quando este tentou investigar a repressão em minas de regiões chinesas como Tibete e Xinjiang.

O ISHR conclui seu relatório conclamando os Estados-membros da ONU a garantir eleições transparentes dos especialistas que compõem esses comitês (geralmente advogados especializados em direitos humanos) e esforços dentro dos próprios órgãos para manter sua independência de pressões externas.

*EFE

Leia também1 Núcleo terrestre desacelera e pode atingir duração dos dias
2 Tyson é alvo de ação por suposto estupro cometido nos anos 90
3 CEOs da Netflix defendem o cancelamento de séries, diz site
4 Papa diz que homossexualidade não é crime, mas é pecado
5 Relógio do Juízo Final chega mais perto do apocalipse

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.