Leia também:
X Rainha Elizabeth II entra “na mira” de ativistas ambientais

OMS: Vacinas de laboratórios chineses requerem três doses

Entidade pediu que países não discriminem viajantes vacinados com tais imunizantes

Pleno.News - 11/10/2021 16h21 | atualizado em 11/10/2021 16h44

Vacina chinesa CoronaVac é administrada no Brasil Foto: EFE/Sebastiao Moreira

As vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pelos laboratórios chineses Sinovac e Sinopharm, baseadas em vírus inativados, necessitam ser administradas em três doses, informaram nesta segunda-feira (11) especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) que analisaram o programa de vacinação global.

– Todas as evidências indicam que é necessária uma terceira dose dessas mesmas vacinas ou de suas similares – comentou em entrevista coletiva o mexicano Alejandro Cravioto, presidente do Grupo Assessor Estratégico de Especialistas da OMS, ao referir-se às vacinas chinesas.

A recomendação da OMS pode afetar não só as campanhas de vacinação na China, onde a maioria das 2,2 bilhões de doses administradas são desses laboratórios, mas também de países da América Latina, da Ásia, da África e do Leste Europeu que importaram e usaram esses imunizantes, como o Brasil.

Europa e Estados Unidos não aprovaram o uso das vacinas de Sinovac e Sinopharm, mas a OMS as incluiu em sua lista de uso emergencial e pediu que a comunidade internacional faça o mesmo para evitar discriminação na entrada de viajantes procedentes de determinados países.

Cravioto afirmou que essas terceiras doses deverão ser destinadas primeiro a pessoas com mais de 60 anos, grupo de idade que apresentou mais problemas de resposta ao coronavírus ao se vacinar com as fórmulas da Sinovac e da Sinopharm.

O especialista também abriu a porta para que as pessoas que receberam as vacinas de Sinovac e da Sinopharm possam ser receber uma dose de reforço de alguma outra vacina aprovada pela OMS, como a da Pfizer, da Moderna, da Janssen ou da AstraZeneca.

*EFE

Leia também1 CPI deve pedir ajuda da OAB para denunciar Bolsonaro
2 Deputado denuncia articulação para barrar Mendonça no STF
3 Bolsonaro: "Estou cumprindo uma missão de Deus"
4 Malafaia revela três ministros 'contrários' a Mendonça no STF
5 Cúpula da CPI planeja "driblar" PGR para denunciar Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.