Leia também:
X Conflitos e pandemia deixam 270 milhões sob risco de fome

OMS sugere ‘estudos robustos’ sobre ivermectina contra a Covid

Cientista chefe da organização diz que estudos existentes são "pobres"

Pleno.News - 18/06/2021 12h46 | atualizado em 18/06/2021 13h09

OMS quer aprofundar estudos sobre eficácia da ivermectina contra a Covid-19 Foto: Divulgação

O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS), embora demonstrando certo ceticismo sobre a eficiência da ivermectina na luta contra a Covid-19, não descartou a possibilidade e pediu estudos consistentes sobre o medicamento e outros potenciais candidatos.

Durante entrevista coletiva virtual nesta sexta-feira (18), a cientista chefe da OMS, Sumya Swaminathan, disse que “infelizmente, não há estudos de muita qualidade conduzidos com ivermectina; são todos pobres, de baixa qualidade”. Isto posto, ela pediu “mais evidências” nessa pesquisa.

Sumya Swaminathan tratou da questão na coletiva, ao ser questionada por uma jornalista sobre o caso do México. A repórter disse que o país tem apresentado, há meses, queda nos casos da Covid-19 e que lá se utiliza ivermectina. A cientista chefe da OMS afirmou que outros vários países, depois de um pico da doença, conseguiram reduzir seus números na pandemia, fazendo “uma série de intervenções públicas, sem ivermectina necessariamente”.

Segundo ela, “é preciso ter a mente aberta”, mas a pesquisadora também notou que os estudos de observação “dão pistas”, especialmente em contextos em que várias coisas estão ocorrendo ao mesmo tempo. Swaminathan ressaltou a importância de que potenciais medicamentos passem por estudos robustos e, só nesse caso, possam ser apontados como responsáveis por melhorar o quadro.

Líder técnica da resposta à pandemia de Covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove afirmou que a melhora no quadro do México deve ser fruto de uma combinação de fatores, seja de saúde pública (como a vacinação dos mais idosos e de profissionais de saúde), seja por medidas individuais.

Sobre a ivermectina, ela também notou que a recomendação da OMS é de que se use o medicamento em ensaios clínicos. Kerkhove afirmou que pesquisadores pelo mundo têm se debruçado sobre a ivermectina e que seus estudos são analisados regularmente.

Quando essas informações forem atualizadas, a OMS pretende olhar de novo para os dados disponíveis e decidirá se qualquer recomendação pode ser alterada.

*Estadão

Leia também1 Conflitos e pandemia deixam 270 milhões sob risco de fome
2 Costa Rica autoriza vacina da Janssen e descarta CoronaVac
3 Covid: FMI defende seguro de vacinas contra novas variantes
4 CPI quer convocar Facebook e Youtube para enquadrar lives
5 PGR desarquiva inquérito sobre Bolsonaro e defesa da cloroquina

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.