Leia também:
X Twitter: Musk diz que deixará cargo após encontrar substituto

OMS está muito preocupada com quadro atual da Covid na China

Entidade ainda disse que todas as hipóteses sobre a origem do vírus seguem sobre a mesa

Pleno.News - 21/12/2022 13h57 | atualizado em 21/12/2022 14h06

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS Foto: EFE/EPA/Salvatore Di Nolfi

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta quarta-feira (21), que a entidade está “muito preocupada” a respeito de como a situação da Covid-19 se desenvolve na China, “com crescentes relatos de doença grave”, conforme o país relaxa medidas para conter o vírus.

Durante entrevista coletiva, Tedros Adhanom disse que a OMS continua a apoiar os esforços de Pequim para vacinar pessoas de mais risco pelo país e que continuará a oferecer seu apoio para cuidados clínicos e a proteção do sistema de saúde local.

– A fim de ter uma avaliação de risco abrangente da situação no local, a OMS precisa de informação mais detalhada sobre gravidade da doença, entradas em hospitais e pedidos por apoio de unidades de terapia intensiva – comentou Adhanom.

Na coletiva, a autoridade disse também ainda esperar que a China compartilhe dados e conduza estudos requisitados, “os quais continuamos a requisitar”. Segundo ele, todas as hipóteses sobre as origens do vírus que provocou a pandemia continuam sobre a mesa.

Tedros Adhanom afirmou que “certamente, estamos em posição muito melhor na pandemia da Covid-19 que um ano atrás”, quando começava a onda de casos da Ômicron, com alta forte em casos e mortes. Desde o pico do fim de janeiro, o número de mortes semanais reportadas pelo vírus recuou quase 90%, notou o diretor-geral.

Ele ainda disse esperar que essa emergência de saúde “seja declarada encerrada” em algum momento de 2023, não especificado.

*AE

Leia também1 Twitter: Musk diz que deixará cargo após encontrar substituto
2 Avon é punida em R$ 239 mi após cliente contrair câncer
3 Terremoto de 6,4 graus deixa mortos e feridos na Califórnia
4 Igrejas evangélicas na Espanha registram crescimento de 300%
5 Macron é criticado por postura na final da Copa do Mundo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.