Leia também:
X MP do Peru amplia investigação contra presidente Pedro Castillo

OMS: É improvável que varíola dos macacos vire pandemia

Entidade reconheceu, porém, que ainda há muitas incógnitas sobre a doença

Pleno.News - 30/05/2022 10h51 | atualizado em 30/05/2022 11h10

Varíola dos macacos [Imagem Ilustrativa] Foto: CDC
Rosamund Lewis, a principal especialista em varíola dos macacos da Organização Mundial da Saúde (OMS), disse que não espera que as centenas de casos relatados, até o momento, se transformem em outra pandemia. Mas reconheceu que ainda há muitas incógnitas sobre a doença, incluindo como exatamente ela está se espalhando e se a suspensão da imunização em massa contra a varíola a décadas atrás pode de alguma forma estar acelerando sua transmissão.

Em uma sessão pública, nesta segunda-feira (30), Rosamund Lewis disse que é fundamental enfatizar que grande parte dos casos vistos em dezenas de países em todo o mundo são entre gays, bissexuais ou homens que fazem sexo com homens, para que os cientistas possam estudar mais a questão e que as populações em risco tomem precauções.

– É muito importante descrever isso, porque parece ser um aumento em um modo de transmissão que pode ter sido pouco reconhecido no passado – disse Lewis, líder técnica da OMS sobre varíola.

Ainda assim, ela alertou que qualquer pessoa corre risco potencial de contrair a doença, independentemente de sua orientação sexual. Outros especialistas apontaram que pode ser acidental que a doença tenha sido detectada pela primeira vez em homens gays e bissexuais, dizendo que pode se espalhar rapidamente para outros grupos se não for controlada.

Até o momento, a OMS informou que 23 países que antes não tiveram registros de varíola dos macacos relataram mais de 250 casos.

*AE

Leia também1 Bolsonaro sobrevoa o Recife após chuvas matarem mais de 80
2 Aliados de Lula desconfiam e desdenham de Randolfe
3 Xico Sá polemiza ao dizer que quem não vota em Lula é nazista
4 "Mulher vota em mulher", declara Simone Tebet
5 Chuvas no Recife: Bolsonaro diz que governo fará o que puder "para amenizar essa dor"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.