Leia também:
X Covid: EUA aconselham cidadãos a evitar Brasil, México e Chile

OMS diz ver aumento de mortes por Covid em várias regiões

Maria Van Kerkhove pediu que medidas de relaxamento sejam adotadas gradualmente

Pleno.News - 01/02/2022 13h49 | atualizado em 01/02/2022 15h00

OMS diz ver aumento de mortes por Covid em várias regiões do mundo Foto: EFE/EPA/JEAN-CHRISTOPHE BOTT

Nesta terça-feira (1º), a líder técnica para assuntos relacionados à Covid na Organização Mundial de Saúde (OMS) Maria Van Kerkhove disse que ocorre um aumento no número de mortes em várias regiões do mundo devido à doença. Durante entrevista coletiva virtual, ela apontou que muitos países ainda não atingiram o pico de casos por conta da ação da variante Ômicron do coronavírus e pediu que as medidas de relaxamento sejam adotadas gradualmente.

Maria Van Kerkhove defendeu uma “abordagem abrangente” na luta contra a Covid-19, com o uso de todas as ferramentas atualmente disponíveis. Além das vacinas, a OMS tem enfatizado a necessidade do uso de máscaras, do distanciamento físico e da lavagem constante das mãos. A autoridade de saúde disse que as pessoas devem receber apoio para trabalhar em casa neste momento, quando isso for possível.

Questionada, Kerkhove também comentou sobre o fato de que alguns países têm reduzido o número de dias de isolamento recomendado, no caso dos contaminados. Ela disse que as pessoas assintomáticas com a cepa Ômicron também podem transmitir a Covid-19, mas notou que os países buscam um equilíbrio entre reduzir as transmissões e manter seus serviços funcionando. Ela não recomendou um prazo específico nesse caso.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse estar preocupado com a “narrativa” vista em alguns países de que, como a Ômicron é muito transmissível e tem severidade menor, evitar a transmissão seria impossível ou desnecessário.

– Nada pode estar mais longe da verdade – criticou.

O diretor-geral da OMS ainda lembrou que “mais transmissão significa mais mortes”.

Segundo Ghebreyesus, a OMS não defende lockdowns, “mas estamos pedindo a todos os países que se protejam seu povo usando cada instrumento disponível, não apenas as vacinas”.

Ele afirmou que a OMS monitora neste momento quatro “variantes de interesse”, entre elas a BA.2. A autoridade disse que, conforme o vírus evolui, as vacinas também devem precisar evoluir para conter o problema, além de lembrar a importância de que os países continuem a monitorar, testar, monitorar e sequenciar as cepas dos coronavírus que circulam.

Ghebreyesus também mencionou que, desde que a variante Ômicron foi identificada, “apenas dez semanas atrás”, quase 90 milhões de casos já foram reportados à OMS, “mais que o reportado em todo o ano de 2020”.

Já o diretor executivo da OMS, Michael Ryan, disse que as pessoas devem continuar a usar máscaras em lugares lotados ou fechados. Ele ainda alertou que países que reabrem rápido demais correm o risco de ter de reverter isso logo e argumentou que cada nação deve escolher sua própria trajetória para essa reabertura, não apenas copiar outros países.

*AE

Leia também1 Unicef diz que vacina não deve ser requisito para acesso à escola
2 Deveremos ter novas variantes em 2022, diz diretora da OMS
3 Cientistas afirmam que estamos a 100 segundos do juízo final
4 Superbactérias matam mais que HIV ou malária, aponta estudo
5 "Continuaremos convivendo com a Covid no futuro próximo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.