Leia também:
X Presidente de Cuba, Diaz-Canel tenta descredibilizar protestos

OMS diz que variante Delta será dominante em todo o planeta

Para o diretor-geral do órgão, "a crise sanitária está piorando"

Pleno.News - 12/07/2021 13h10 | atualizado em 15/10/2021 12h26

Tedros OMS Foto: EFE/EPA/Laurent Gillieron

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunta-feira (12) que a variante Delta do novo coronavírus, detectada primeiro na Índia e muito mais infecciosa do que outras cepas do patógeno, logo será a dominante mundialmente.

– O mundo está experimentando, em tempo real, como o vírus continua mudando e se tornando mais contagioso – afirmou Tedros.

O líder da OMS confirmou que, na semana passada, o número global de mortes por Covid-19 (cerca de 55 mil) foi ligeiramente superior ao verificado nos sete dias anteriores, encerrando uma sequência de dez dias de queda e fazendo o total de vítimas superar os 4 milhões.

– A crise sanitária está piorando, e isso ameaça vidas, postos de trabalho e a recuperação econômica global – afirmou Tedros.

O diretor-geral da OMS ainda destacou que o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus, favorecido pela variante Delta, já está sendo observado em locais com altas taxas de vacinação, embora a situação seja ainda pior onde a imunização é mais lenta.

– Isso se traduz em altos números de internações e mortes, inclusive em países que conseguiram controlar anteriores ondas do vírus – disse Tedros, que ainda lembrou os problemas de distribuição de itens de proteção, de oxigênio e de outros medicamentos.

Mais uma vez, o diretor-geral da OMS lamentou a distribuição desigual de vacinas, o que, segundo ele, prejudica a estratégia global de combate ao novo coronavírus.

Alguns países estão obtendo milhões de doses de imunizantes para dar injeções de reforços, enquanto há outros que sequer têm estoque para imunizar os funcionários do setor da Saúde e os grupos de risco.

*EFE

Leia também1 Vacina: DF se une a 7 estados e também vai adiantar 2ª dose
2 Presidente de Cuba, Diaz-Canel tenta descredibilizar protestos
3 OMS: Casos de miocardite entre vacinados são leves e poucos
4 Covid: Cuba reporta recorde de contágios e mortes pelo 3º dia consecutivo
5 Prefeitura do Rio multa CBF por conta de tumulto no Maracanã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.