Leia também:
X Tereza Cristina afirma que meio ambiente não pode ser barreira

OMS diz que África aplicou só 11 milhões de vacinas contra Covid

Até o momento, o continente registou cerca de 4,3 milhões de casos da doença

Pleno.News - 07/04/2021 09h28 | atualizado em 07/04/2021 10h08

Situação da África preocupa OMS Foto: EFE/EPA/Daniel Irungu

A África, que tem cerca de 1,3 bilhão de habitantes, administrou apenas 11 milhões de vacinas contra a Covid-19, informou nesta quarta-feira (7) a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando sobre as “desigualdades” existentes no acesso ao medicamento.

– Das 548 milhões de doses da vacina contra Covid-19 administradas em todo o mundo, apenas 11 milhões de doses, ou seja, 2% dos estoques distribuídos, foram administradas no continente africano, onde vive quase 17% da população mundial – disse a diretora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti.

Em mensagem divulgada por ocasião do Dia Mundial da Saúde, celebrado hoje, Moeti salientou que a pandemia do coronavírus destacou as “desigualdades existentes entre os países”.

– Os países africanos, enfrentando a escassez de suprimentos essenciais, estão atrasados no acesso aos kits de teste para Covid-19, equipamentos de proteção individual e, agora, [ao] acesso às vacinas – lamentou a médica botsuanesa.

De acordo com ela, no futuro os líderes africanos devem trabalhar em sinergia, em um espírito de solidariedade internacional, para acabar com as desigualdades nos seus próprios países e em todo o continente.

– Com relação às vacinas contra Covid-19, exorto as empresas farmacêuticas a aumentar a produção, para superar a escassez de oferta. Também apelamos aos países ricos a compartilhar suas doses, a fim de proteger os grupos mais vulneráveis de todos os países, salvar vidas e superar mais rapidamente essa crise global – disse Moeti.

Até o momento, o continente africano registou cerca de 4,3 milhões de casos da doença, dos quais pouco mais de 114,3 mil terminaram em mortes e cerca de 3,8 milhões de pacientes tiveram alta, de acordo com os últimos dados publicados pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da África (CDC África).

*EFE

Leia também1 Câmara libera venda a empresas de vacinas sem aval da Anvisa
2 Covid: Epidemiologista de Biden defende lockdown no Brasil
3 Argentina anuncia medidas para enfrentar 2ª onda da Covid
4 "Há grande possibilidade de o Brasil fabricar Sputnik V"
5 Covid-19: Farmacêuticas são multadas por sobrepreço

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.