Leia também:
X Senado argentino debate sobre legalização do aborto

OMS confirma origem de novo surto de ebola

Nova epidemia é da cepa do Zaire, a mais mortal das cinco que existem no mundo

Jade Nunes - 08/08/2018 14h51

Médicos investigam possíveis casos de ebola no Congo Foto: Pixabay

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou nesta terça-feira (7) que o vírus que provocou um novo surto de ebola na República Democrática do Congo (RDC) é da cepa do Zaire, a mais mortal das cinco que existem no mundo.

O diretor de Preparação e Resposta a Emergências da OMS, Pete Salama, disse no Twitter que o surto registrado na região de Kivu do Norte foi provocada pelo vírus da cepa do Zaire e, portanto, não tem relação com os casos ocorridos em maio no país.

– A boa notícia é que podemos começar a usar a vacina rVSV-ZEBOV amanhã mesmo – disse o representante da OMS.

A vacina ainda não foi licenciada, mas foi utilizada experimentalmente em Guiné durante a epidemia que assolou o país em 2014 e 2015, atingindo também Libéria e Serra Leoa. Doses também foram aplicadas em maio na República Democrática do Congo.

Em entrevista coletiva, o porta-voz da OMS, Tariq Jasarevic, explicou que há 3 mil doses da vacina na capital do país que sobraram do programa de vacinação realizado para controlar o surto anterior na província do Equador.

Jasarevic também indicou que a OMS espera que o governo da República Democrática do Congo conceda ainda hoje uma autorização para que a imunização seja realizada. Como a vacina ainda é experimental, é preciso que as autoridades locais façam um acordo específico para cada campanha.

A vacinação seguirá a mesma estratégia do último surto de ebola. Receberam as doses os funcionários das unidades de saúde, pessoas que estiveram em contato com casos confirmados e também aqueles que tiveram alguma relação com essas pessoas.

Segundo os últimos dados do governo do país, foram registrados 16 casos confirmados desde o início do novo surto e 27 suspeitas. Sete mortes ocorreram devido à doença e outras 27 ainda estão sendo analisadas pelas autoridades locais.

Até agora, foram registrados 966 contatos nas regiões supervisionadas.

O novo surto de ebola foi declarado na última quarta-feira (1º), oito dias depois de o ministro de Saúde da República Democrática do Congo, Oly Ilunga, ter anunciado o fim da epidemia.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Senado argentino debate sobre legalização do aborto
2 Coreia do Norte continua desmontando base de mísseis
3 No Vaticano, papa Francisco presenteia cantor de rock

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.