Leia também:
X Um em cada oito eleitores não votaria em Trump de novo

OMS chama atenção para crescente resistência do HIV

Órgão afirma que tomar a medicação de maneira incorreta facilita a aparição de mutações resistentes

Gabriela Doria - 20/07/2017 17h59 | atualizado em 21/07/2017 10h50

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório alertando para o aumento nos casos de resistência do vírus HIV aos medicamentos disponíveis. De acordo com o estudo publicado, nesta quinta-feira (20), mais de 10% das pessoas entrevistadas que começaram o tratamento apresentaram pelo menos uma cepa do vírus resistente. Essa margem foi alcançada em seis dos 11 países que participaram do estudo, entre Ásia, África e América Latina.

O Brasil está na lista, mas não chegou aos 10%. Foram reportados 1.391 casos de resistência ao tratamento. Contudo, a OMS afirma que esse aumento lento e gradual pode prejudicar o progresso das pesquisas e tratamento da doença.

A resistência do vírus HIV deve-se a uma mutação em sua estrutura genética. Essa anomalia das células impede que os medicamentos bloqueiem a reprodução do vírus. Ou seja, os remédios perdem a capacidade de obstruir que o vírus se alastre, e o HIV continua se reproduzindo sem empecilhos. Significa que as atuais drogas no mercado podem se tornar parcial ou totalmente ineficazes.

Ainda de acordo com OMS, a causa mais comum que leva a essa resistência é o tratamento incorreto. Tomar a medicação fora do horário ou da dosagem prescrita auxilia no desenvolvimento da mutação. O receio da Organização é de que pessoas com vírus resistente repassem para outras, aumentando assim os casos de mutações.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.