Leia também:
X China: Wuhan coloca todos os condomínios em quarentena

OMS batiza doença provocada por coronavírus: Covid-19

Especialistas adotaram critérios específicos para criar o nome

Gabriela Doria - 11/02/2020 16h48

Doença causada pelo coronavírus ganha nome: COVID-19 Foto: EFE/Alex Plavevski

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta terça-feira (11) que a doença provocada pelo coronavírus detectado no fim do ano passado em Wuhan, na China, receberá oficialmente o nome Covid-19.

O anúncio foi feito em Genebra, na Suíça, na sede da entidade, no primeiro dos dois dias de uma reunião sobre a doença, com a presença de cerca de 300 especialistas de diversos ramos científicos, como epidemiologistas e virologistas.

Em entrevista coletiva, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que foi escolhido um nome que “possa ser pronunciado e não faça referência a uma localização geográfica específica, um animal ou grupo de pessoas”, para evitar estigmatizações.

O nome tem como base um acrônimo em inglês a partir da expressão “corona virus disease” (doença do coronavírus) e o ano em que foi descoberto, e será um padrão para eventuais novos surtos causados por outros coronavírus, ressaltou Tedros.

O nome Covid-19 é significativamente diferente das doenças de outras cepas de coronavírus que também causaram alertas de saúde internacionais nos últimos anos, como a SARS (síndrome respiratória aguda grave) e a MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio).

O encontro em Genebra, realizado a portas fechadas tem como objetivo aumentar o conhecimento sobre a origem da nova doença, as rotas de transmissão, a gravidade e as medidas a serem tomadas contra ela.

*Com informações da agência EFE

Leia também1 China: Wuhan coloca todos os condomínios em quarentena
2 Coronavírus: Japão liberará saída de idosos de cruzeiro
3 Mortes por novo coronavírus na China passam de mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.