Leia também:
X Shakira recusa acordo e irá a julgamento por fraude fiscal

OMS avalia classificar varíola dos macacos como IST

Cerca de 95% das infecções ocorreram por contato sexual, segundo estudo

Thamirys Andrade - 27/07/2022 15h51 | atualizado em 27/07/2022 16h29

Varíola dos macacos

O conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS), Andy Seale, afirmou que a varíola dos macacos pode passar a ser classificada oficialmente pela entidade como IST (infecção sexualmente transmissível). Seale, que é especialista em HIV, hepatite e doenças passadas por meio de relações sexuais, informou que a entidade está comparando dados laboratoriais para avaliar o tema.

– Em resumo, eles [especialistas] concluíram que essa é claramente uma doença transmitida durante o sexo e, portanto, é configurada como uma doença sexualmente transmissível, mas ainda não foi classificada como tal. Eles ainda estão comparando essa doença com outras doenças, avaliando dados laboratoriais – explicou, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (27).

Segundo informações de um estudo feito pela revista científica The New England Journal of Medicine, 95% dos casos de varíolas dos macacos atuais foram transmitidos por meio de contato sexual. A pesquisa foi feita em 16 países diferentes. Ela também mostrou que 98% dos infectados pertencem à comunidade HSH (homens que fazem sexo com homens).

Como método de prevenção, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, aconselhou que as pessoas procurem reduzir seus parceiros sexuais. Outra orientação seria manter contato com os indivíduos com quem se relaciona para possibilitar o rastreamento da origem da infecção, caso uma pessoa seja contaminada.

A OMS alerta que a varíola dos macacos pode atingir também outros grupos além do HSH, e frisa que ela pode ser transmitida por contato não sexual.

– É uma doença que se transmite por contato próximo. Existem outros modos de transmissão além do contato sexual, existe o contato pele a pele. Embora um grupo seja predominantemente afetado no momento, é muito importante que todos entendam que qualquer pessoa pode se infectar. É muito difícil transmitir essa mensagem, pois existe um grupo afetado a quem queremos passar a mensagem sobre como se proteger, mas qualquer pessoa exposta à varíola do macaco pode se infectar – explicou a líder técnica de varíola dos macacos da entidade, Rosamund Lewis.

Leia também1 Pandemia de Covid-19 está "longe de terminar", avalia OMS
2 Ladrões invadem culto e roubam joias milionárias de bispo
3 Terremoto de 7,1 graus sacode ilha mais populosa das Filipinas
4 Macacos selvagens atacam e deixam 42 feridos no Japão
5 Reino Unido: Apresentadora desmaia, e debate é suspenso

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.